Coaching ajuda gestante a equilibrar vida pessoal e profissional



Metodologia ainda propicia uma vivência mais intensa da maternidade e cria um ambiente saudável para o bebê.

Mais um Dia das Mães está próximo e a data, além de homenagear as mulheres que já tem filhos, alimenta o sonho de quem ainda não passou por esta experiência. As futuras mamães tem um longo caminho pela frente e precisam planejar todos os passos para realizar este desejo. “A maternidade, assim como qualquer outra meta, deve ser planejada detalhadamente e cata etapa deve ser realizada de acordo com o objetivo final. O coaching é um método que pode ser muito útil neste momento”, afirma Bruno Juliani, diretor geral e instrutor da Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching).
Juliani explica que o coaching é um processo que visa modificar o estado atual de uma pessoa e levá-la ao seu estado desejado. Esta metodologia é composta por um conjunto de ferramentas, modelos e técnicas provenientes de várias áreas do conhecimento, como o marketing, andragogia, filosofia e administração. “O método ainda utiliza conhecimentos da Programação Neurolinguística (PNL) e da Análise DISC. O coaching promove o desenvolvimento pessoal e se reflete em todas as áreas da vida, pois valoriza o aprendizado e não apenas o resultado”, ressalta.
Quando uma mulher deseja ter um filho, o coach, nome dado ao profissional que atua com coaching, a ajuda a identificar seus recursos internos, externos, as possibilidades e as limitações que podem existir. Esta base é importante para determinar o que deve ser feito para atingir a meta. “A gestação envolve uma série de questões. A mulher precisa ter um parceiro, seu organismo deve estar saudável e é necessário ter condições financeiras para arcar com a gravidez e o bebê. A futura mãe ainda deve saber qual o melhor tipo de parto, escolher o enxoval e resolver outras coisas”, acrescenta.
Outra dificuldade da maioria das mulheres é conciliar a carreira, os estudos e a rotina da família com este período. Para responder a todas as dúvidas, o coach faz perguntas para a cliente, para despertar o seu potencial interior. “Todos os indivíduos possuem as respostas dentro de si, basta estimulá-lo a encontrá-las. Com o coaching a pessoa visualiza o futuro, o resultado alcançado, e faz o planejamento de trás para frente. Ou seja, ao invés de pensar somente na próxima tarefa, todo o processo é visualizado para facilitar a trajetória”, esclarece.
O processo de coaching tem início, meio e fim e todos os passos são definidos em comum acordo entre o coach e o coachee, ou cliente. As metas são estabelecidas a curto, médio e longo prazo, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências e superação de fraquezas. “Para a mulher que ainda não conseguiu engravidar, a primeira meta é fazer todos os procedimentos e tratamentos necessários para que isso aconteça, sempre mantendo as outras áreas da vida pessoal e profissional em equilíbrio”, observa Juliani, Master Coach Trainer pela Graduate School of Master Coaches (BCI-EUA).
O coaching para gestantes também visa propiciar a vivência da gestação, do parto e da maternidade, com a humanização de cada etapa. As mudanças físicas e psicológicas são previstas e o coach dá suporte para que a mulher possa lidar com estas novas situações. “O coaching contribui para o preparo de um ambiente saudável para o bebê, sendo benéfico para o seu crescimento e desenvolvimento. O corpo e a mente da gestante são trabalhados neste processo, mas o método não substitui o acompanhamento médico. O futuro pai também deve fazer parte das sessões”, acrescenta.
O aprendizado do coaching permite que o casal determine as prioridades e necessidades da família, o que reduz a ansiedade e as expectativas que podem tumultuar este período. “Os recursos e ferramentas do coaching tornam a gestação uma experiência positiva, desde a descoberta da gravidez até o momento do parto. A família fica mais unida e a família vive cada mês de uma forma especial, participando de todas as fases do desenvolvimento do bebê”, finaliza Juliani, Trainer e Master Practitioner em Programação Neurolinguística.



Academia Brasileira de Coaching
Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach
(21)3619-8897|(21)9123-3029