Coaching identifica perfil cerebral


Processo de desenvolvimento pessoal e profissional aplica teste quecontribuiu para o autoconhecimento.

O cérebro é um órgão complexo e, mesmo com o avanço dos estudoscientíficos, ainda guarda muitos mistérios. Ele é o centro do sistemanervoso, controla quase todas as funções vitais do organismo e é compostopor aproximadamente 100 bilhões de células nervosas, responsáveis pelafuncionalidade mental. “É o cérebro que determina a forma como cadaindivíduo se comporta. Por isso que é necessário compreender a dinâmicacerebral de uma pessoa para saber lidar com os seus comportamentos eatitudes”, explica Bruno Juliani, presidente da Academia Brasileira deCoaching (ABRACOACHING).
Entender a dinâmica cerebral promove autoconhecimento e contribui para quea pessoa trabalhe melhor com seus pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados no que diz respeito ao alcance de seus objetivos. Juliani explicaque o funcionamento do cérebro é tão importante no que diz respeito àconcretização de metas que este é um dos primeiros aspectos a ser levado em consideração no processo de coaching.“O coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional que identifica o objetivo everifica o que é necessário para chegar até ele. Ocoach estimula o cliente a pensar nas possibilidades e limitações e a agir, combase na forma como o cérebro trabalha”, esclarece.
Para determinar como o cérebro do coachee (ou cliente) atua, o coach faz um teste rápido, que visa identificar qual é o perfilcerebral doindivíduo. São quatro perfis, cada um relacionado a um animal diferente. “As pessoas podem ser definidas como águia, lobo, golfinho ou tubarão. Sãoapresentados 25 quadros, com quatro palavras cada. A cada quadro o
Coachee deve escolher a palavra que mais se aproxima do seucomportamento e a mais distante. No final é feita a soma das respostas e determinado o seu perfil”, afirma.

Águia, golfinho, lobo ou tubarão

A águia é um idealizador, gosta de fazer diferente. Curiosidade, criatividade, intuição, flexibilidade e visão de futuro são algumas de suasqualidades. As pessoas que possuem este perfil são inovadoras, provocammudanças radicais e têm pensamento macro. “Quando a águia se sobrepõe nadinâmica cerebral pode haver falta de atenção, rebeldia e teimosia. É o
famoso ‘do contra’. A águia gosta de liberdade de expressão, ausência decontroles rígidos e oportunidade para delegar tarefas”, acrescenta Juliani,que atua como instrutor dos cursos de formação em coaching da Academia.

O golfinho é o comunicador, uma pessoa sensível, que se dá bem em equipe egosta de se relacionar com outras pessoas. Busca a harmonia, sabe comodelegar a sua autoridade e como manter e desenvolver a cultura empresarial.Por outro lado, pode esconder conflitos, manipular os outros por meio dossentimentos e colocar a felicidade acima dos resultados. “O golfinho tem anecessidade de ser aceito socialmente, ser reconhecido por sua equipe eatuar em um ambiente harmônico, no qual possa ser construído consenso” ,ressalta.
Quem gosta de organização, planejamento, pontualidade e controle pode seridentificado como lobo. Detalhista, o lobo é conservador, metódico eprevisível e duas grandes qualidades são a lealdade e a responsabilidade.Os pontos fracos são dificuldade de adaptação a mudanças e aversão ariscos. “O lobo busca conhecimento, característica comum de pessoas quegostam de estudar, professores e pesquisadores. As principais motivações dolobo são ver o produto acabado, com começo, meio e fim e saber exatamentequais são as regras do jogo”, declara.
O último perfil é o tubarão, que define pessoas que agem em busca doresultado. Possuem senso de urgência, são impulsivos, práticos,autossuficientes e têm foco no futuro. O tubarão gosta de vencer desafios efazer acontecer. “O lado negativo é que este tipo de indivíduo temdificuldade de socialização, é impaciente, ansioso e pensa somente depoisde agir. No teste é possível identificar qual é o perfil principal do coachee e quais são os secundários. Algumas pessoas são extremamente lobo,enquanto em outras o golfinho e o tubarão se sobrepõe com certoequilíbrio”, comenta.
Juliani ressalta que conhecer a dinâmica cerebral ajuda a potencializaros comportamentos positivos do coachee, trabalhar os aspectos que estãolimitados e minimizar a influência do que é negativo. “Com o coaching sãodesenvolvidas as habilidades e competências necessárias para chegar aoobjetivo e é feito um direcionamento das crenças e valores do indivíduo. Oaprendizado é o mais importante em todo o processo, permitindo que o métodoseja aplicado em todas as áreas da vida. Muitas pessoas estão sendobeneficiadas com o coaching e o mercado de trabalho para os coaches está em plena ascensão”, garante o especialista.

Academia Brasileira de Coaching
Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach
(21)3619-8897
atendimento@abracoaching.com.br
http://www.abracoaching.com.br