Parceria com esporte beneficia empresas e atletas


Grupo de empresários valoriza a importância do esporte e homenageia o mestre em Muay thai Artur Mariano.

Estampadas nos uniformes dos atletas – e em letreiros que ficam nos locais que recebem eventos esportivos – as logomarcas divulgam as empresas que acreditam no potencial do esporte. O patrocínio esportivo é uma ação de marketing que se expandiu nos últimos anos. O retorno do valor investido pelas empresas supera as expectativas e esta não é a única vantagem. As parcerias rendem espaço na mídia, geração de valor (sucesso do atleta é transferido para o patrocinador), imagem positiva perante o público e os investidores.
As empresas que patrocinam atletas ainda fortalecem a sua marca, conquista uma fatia maior do mercado e pode aproveitar a mídia espontânea como uma ferramenta de comunicação para ficar a frente dos concorrentes. Sobre o lucro monetário, estimativas apontam que o retorno é de 15 vezes o valor investido. “O consumidor está em um momento de lazer ao acompanhar um evento esportivo, por isso fica mais receptivo as mensagens transmitidas. A parceria entre empresa e atleta ou equipe deve ser trabalhada por ambas as partes”, ressalta Marcos Oliveira, diretor comercial do Grupo de Empresários G10.
Para os atletas, o patrocínio é fundamental, já que subsidia os custos para participar de competições e se manter com a renda obtida com seu desempenho. Oliveira ressalta que os profissionais do esporte merecem o respeito do público e das organizações por conquistarem metas jamais imaginadas. “Considerando a importância do esporte na sociedade, o 17º Encontro de Empresários do Grupo G10 irá homenagear o campeão mundial Artur Mariano, mestre de Muay Thai, professor de Boxe e MMA e faixa preta e instrutor de Jiu Jitsu”, destaca.
Artur Mariano iniciou sua carreira esportiva no Muay thai em 1985, com apenas 10 anos de idade. É o único atleta invicto nesta arte e em seu currículo constam cinco vitórias por nocaute no Rio de Janeiro e três primeiros lugares em campeonatos brasileiros. Mariano foi invicto no Vale Tudo durante toda a sua atuação, além de ter sido campeão mundial do Internation Vale Tudo Championshipp (IVC) em 1997 e campeão europeu de MMA em 1999 (Holanda). Além de colecionar vários títulos como atleta, o mestre também possui uma extensa lista de vitórias como treinador.
Depois de vários anos de luta contra trombose na perna, com idas e vindas após tratamentos e recuperações, Mariano encerrou sua carreira como lutador profissional. Com 28 anos de experiência, Mariano compartilha seu conhecimento técnico em sua academia, a Champions Factory. O centro de treinamento é representado por campeões em todo o mundo e segue os preceitos de seu fundador. “O nome da academia surgiu por acaso, em uma conversa com a minha mãe. Ela disse que eu teria que fabricar campeões, então decidi escrever isso em inglês e nomear a academia”, acrescenta Mariano.
Por sua representatividade no mundo do esporte, o mestre é presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai e representante oficial nas Américas da World Muay Thai Federation (WMF) e do Center Conservation, cargo concedido pelo governo da Tailândia. “Todos os esportes precisam de patrocínio para de desenvolver e sobreviver e este apoio é essencial para os atletas. Como uma forma de retribuir o meu sucesso, eu realizo um projeto social no bairro Parque da Cidade, no Rio de Janeiro (RJ). Os jovens da comunidade recebem treinamento gratuito de Muay Thai”, comenta.
O fomento aos novos atletas já está gerando bons frutos. Com a ajuda do projeto que Mariano desenvolve, vários jovens tiveram importantes conquistas nacionais e um deles conquistou o segundo lugar no Mundial de Muay Thai 2012. “O esporte é um dos melhores caminhos para promover a responsabilidade social, afastar os jovens das drogas e incentivar a determinação, disciplina e responsabilidade”, acredita o mestre, que ocupou o cargo de técnico da seleção brasileira de Muay Thai em 2010 e 2011 e  é comentarista do canal Combate e do Sportv da Globosat dos eventos de MMA do Ultimate Fight Championship (UFC) e K-1 .

Grupo G10 promove encontro de empresários
O 17º Encontro de Empresários do Grupo G10 será realizado no dia 31 de maio, no Círculo Militar, localizado na Praia da Urca, no Rio de Janeiro (RJ). Empreendedores, gerentes e diretores de mais de 130 empresas estarão reunidos para contribui com o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Além de várias atividades e apresentações, o encontro irá homenagear o campeão mundial Artur Mariano, o professor e palestrante internacional Peter Esteves e o ator Marcos Frota. Os convidados poderão assistir a vídeos, apresentações musicais e palestra motivacional.


Programação 17º Encontro de Empresários do Grupo G10
- Welcome coffee
- Abertura do evento com a apresentação do cantor Marco Vivan
- Exibição de vídeos
- Palestra motivacional com Lara Murray sobre o tema “O corpo fala”
- Apresentações musicais e de dança do ventre com a professora do SESC Latifa
- Sorteios
- Homenagens ao professor e palestrante internacional Peter Esteves, ao campeão mundial Artur Mariano e ao ator Marcos Frota
- Apresentação musical - músico Clauber Fabre e cantora Silvia Tardin
- Encerramento com coffee break de confraternização com network.

Oliveira declara que o G10 surgiu em 2007, como uma rede de contatos em um evento que reuniu vários empresários. A rede se expandiu e passou a ser chamada de maneira informal como G10. A principal missão do grupo é estimular o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, com a troca de experiências e parcerias. “Queremos criar estratégias de impacto para renovar os negócios e impulsionar o empreendedorismo. Acreditamos que o fortalecimento na parceria entre empresas é fundamental para consolidar os resultados alcançados e continuar crescendo”, evidencia.
O encontro dos empresários do G10 é uma oportunidade para aproximar os empreendedores e promover network. Entre os parceiros do grupo G10 estão empresas como O Boticário, Peugeot, Lojas Americanas, Embratel, Transpetro, yes, Wizard, Correios, Cacau Show, Tim, Eletrobras, Estácio, universidade IBMR, SOS Educação Profissional, Faculdade Pinheiro Guimarães, World Study, BIC, Liberty Seguros, Porto Seguro, Itaú e Simetria. “O evento é fundamental para manter a aumentar a rede do G10”, finaliza Oliveira, criador do grupo.


17º Encontro de Empresários do Grupo G10

Data: 31 de maio de 2012 - quinta-feira.
Horário: 18h00min às 22h30min.
Local: Praia da Urca - círculo militar.