Barriga dos sonhos pode ser esculpida por cirurgião plástico


Técnica avançada de lipoaspiração deixa abdômen definido, com músculos mais evidentes e menos gordura localizada.

A barriga é uma das partes do corpo que mais incomodam homens e mulheres quando não está em sua melhor forma. O excesso de gordura na região abdominal é responsável pela frustração na hora de colocar uma blusa mais justa, o jeans preferido ou um vestido que salienta as curvas. “Esta é a área que está mais propensa ao acúmulo de tecido adiposo e, para piorar, é uma das mais difíceis de reduzir as medidas com dieta e a prática de exercícios físicos”, destaca Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Pacheco explica que a gordura cobre a parte muscular do abdômen, ou seja, não adianta fazer exercícios para fortalecer a área sem perder tecido gorduroso. O músculo fica forte, mas os ‘gominhos’ não aparecem. “A atividade física é fundamental, mas deve ser orientada de modo que haja emagrecimento e fortalecimento muscular ao mesmo tempo para que a barriga fique sarada. Quem não tem paciência para esperar os resultados da academia ou já cansou de malhar e não ter o resultado esperado, pode recorrer a cirurgia plástica”, afirma.
A denominada lipoaspiração de alta definição (LAD) é uma técnica avançada de lipoaspiração que evidencia os músculos abdominais. Apesar de ser semelhante à lipo tradicional, a LAD aspira a gordura de maneira mais superficial, pois visa apenas destacar a região muscular. “O paciente deve estar próximo ao peso corporal ideal para a sua altura e praticar exercícios físicos regularmente. Pessoas acima do peso ou que levam um estilo de vida sedentário não podem ser submetidas à técnica, pois a cirurgia coloca em evidência os músculos existentes”, observa.
A cirurgia pode ser realizada em homens e mulheres. No caso do sexo masculino a intervenção deve ser realizada com mais cautela, para não comprometer os traços característicos. A plástica deve manter o equilíbrio das proporções corporais, evitando os excessos. “Existem certas limitações em qualquer cirurgia plástica. O próprio organismo possui limites, por isso o profissional deve levar em consideração os desejos do paciente e a segurança necessária no procedimento”, enfatiza o médico, mestre Princípios da Cirurgia utilizando o laser.
A principal vantagem da LAD é a definição da anatomia do abdômen, mas a operação deve ser realizada por um especialista experiente. Sem o conhecimento adequado, há o risco de haver irregularidades na barriga, que comprometem a estética e o resultado da plástica. “O ideal é buscar um profissional indicado por algum conhecido ou conversar com pessoas que já se submeteram a algum procedimento. Além disso, é imprescindível que o cirurgião seja membro da SBCP”, alerta Pacheco, proprietário da Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica.
O especialista esclarece que o procedimento dura cerca de duas horas e a anestesia geralmente é local. O cirurgião trabalha como um escultor para definir cada parte muscular existente. “A LAD é um complemento estético, por isso é mais superficial e não cria gominhos onde não existe. A recuperação é rápida. O paciente é liberado para as atividades que não exigem esforço físico após uma semana. Depois de 30 dias já é possível voltar à academia. Não é recomendada a exposição solar durante a recuperação do edema”, acrescenta.
Os resultados da cirurgia são mantidos com alimentação equilibrada e atividade física. Pacheco aponta que é um erro comum dos pacientes pensar que após a plástica não é preciso mais se preocupar com o corpo. “A operação retira um pouco do tecido gorduroso, mas o organismo pode repor tudo de novo se a quantidade de calorias ingeridas for maior do que a energia consumida. No pós-operatório é indicada a realização de sessões de drenagem linfática e terapias que minimizem a ondulação provocada pela cânula e acelerem a recuperação”, finaliza.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Fone:             41 3022-4646            
Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR