Coaching de negócios ajuda empreendedores


Metodologia favorece o desenvolvimento da empresa e dos colaboradores, além de focar em metas.

Mais de 1,2 milhão de novas empresas formais são criadas todos os anos no Brasil. O dado é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A entidade ainda aponta que 99% dos empreendimentos são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. A taxa de sobrevivência das empresas nos primeiros dois anos é de 73%, ou seja, a cada 100 novos negócios, 73 conseguem se consolidar no mercado. “Mais do que sobreviver, é importante que os empreendimentos consigam se destacar e ter saúde financeira”, afirma o master coach Bruno Juliani.

Para ter um bom desempenho é necessário mais do que criatividade e vontade de superar os obstáculos. Os empreendedores, independentemente do tamanho da empresa, devem estabelecer metas e suar a camisa para atingí-las. “E é aqui que os empresários encontram algumas dificuldades. Em muitos casos os objetivos não estão bem definidos ou as estratégias não são as mais adequadas para alcançar as metas. Outro problema é a falta de foco, o que gera desperdício de energia e dinheiro em questões menos importantes”, observa.

Juliani, presidente e instrutor da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING), ressalta que o Coaching de Negócios é uma forma de aumentar a performance da empresa e ajudar o empreendedor a ter mais sucesso. “O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que pode ser usada para melhorar a vida pessoal e profissional e também é útil para alavancar os negócios. O método contribui para determinar os objetivos de maneira clara, priorizar as ações necessárias para conquistar o que foi determinado e eliminar os obstáculos”, explica.

O coaching de negócios é voltado principalmente para organizações de pequeno e médio porte e não visa apenas o crescimento da empresa. O método é essencial para desenvolver colaboradores, estimular líderes e motivar equipes. Juliani esclarece que o trabalho com as pessoas e a valorização humana são primordiais, afinal o trabalho é feito por seres humanos. “O empreendedor consegue esclarecer suas dúvidas em relação ao rumo no qual a empresa deve ser direcionada. Os aspectos profissionais também são repensados”, aponta.

O primeiro passo é buscar os serviços de um coach de negócios, profissional que dará todo o apoio e amparo para a empresa. Juliani recomenda a consulta com os profissionais formados pela ABRACOACHING por dois motivos principais. “Os coaches formados na academia passam por um rigoroso processo de ensino e avaliação, o que garante a qualidade dos serviços prestados. Além disso, os profissionais recebem um certificado após a conclusão do curso com reconhecimento internacional pelo Behavioral Coaching Institute (BCI)”, declara.

A próxima etapa é participar das sessões de coaching de negócios, realizar as tarefas e dar o feedback ao coach. O professional coach não sugere o melhor caminho e nem diz o que é certo ou errado. O papel deste profissional é fazer perguntas inteligentes, que mostrem as repostas que estão internalizadas no próprio empreendedor. “Cada um possui as respostas dentro de si, basta ter paciência e encontrar o que precisa. O coach estimula o cliente a despertar as suas competências e habilidades que são imprescindíveis para o seu negócio”, destaca.

A cada sessão o cliente deve apresentar o que já foi feito para alcançar a meta proposta, quais são os resultados parciais e os pontos positivos e negativos. Com base nestas informações, é feito o planejamento dos próximos passos. “Com o alinhamento de objetivos, a melhora do desempenho dos colaboradores – e principalmente do empreendedor – e o foco nas ações certas, os resultados são eficazes e efetivos. E o melhor, o aprendizado pode ser usado continuamente, em todos os aspectos que envolvem o negócio”, acrescenta.


Saiba mais sobre coaching, cursos e eventos no site da Academia Brasileira de Coaching (http://www.abracoaching.com.br). A ABRACOACHING também disponibiliza em seu endereço eletrônico uma lista de professional coaches formados por ela.

Academia Brasileira de Coaching
Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach
(21)3619-8897