Coaching estimula liderança


Treinamento ensina a liderar e a desenvolver pessoas.

A liderança é uma característica muito exigida no mundo corporativo, uma vez que uma boa equipe precisa ser liderada por alguém capacitado. Segundo o presidente e instrutor da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING), Bruno Juliani, todos os líderes podem ser considerados chefes no aspecto hierárquico, mas poucos chefes são líderes. “O chefe é respeitado por seus subordinados por obrigação, enquanto o líder inspira os colaboradores da empresa, gera confiança e empatia por meio da sua experiência na gestão de pessoas”, explica.
No direcionamento de uma equipe, o líder obtém resultados melhores do que um chefe, por exemplo. Juliani ressalta que a liderança pode fazer parte das competências de um profissional, mas nem sempre esta característica está em evidência. “É fundamental que os gestores, independente da área de atuação, saibam se portar como líderes. A capacitação profissional é o melhor caminho para atingir este objetivo. Seguindo a tendência do mercado, a grade de cursos da ABRACOACHING inclui a formação em coaching de liderança (Certified Leader Coach)”, observa.
O instrutor esclarece que o curso oferece capacitação para duas áreas que se complementam – o coaching e a liderança. O coaching pode ser definido como um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, que promove o auto-conhecimento, incrementa as habilidades existentes e ajuda a neutralizar as possíveis limitações. “Este método ensina a alcançar um objetivo. O caminho percorrido serve como aprendizado para alcançar outras metas, em qualquer campo da vida. É preciso saber onde se quer chegar e as ferramentas necessárias”, afirma.
O coach é o profissional formado em coaching, que atua em prol do desenvolvimento de outras pessoas. O coach faz perguntas e o cliente, ou coachee, busca as respostas dentro de si. A cada sessão são determinadas algumas tarefas para que o objetivo final seja concretizado. “A experiência, seja positiva ou negativa, é analisada em conjunto, pelo coach e pelo coachee. Desta forma é possível verificar os erros e acertos e visualizar os próximos passos. A junção do coaching com a liderança é extraordinária e contribui para a ascensão na carreira”, ressalta.
O curso da ABRACOACHING mostra aos alunos que existe uma grande diferença entre ser um líder e um leader coach. O líder influencia e direciona pessoas. Já o leader coach estimula seus colaboradores a desenvolver suas habilidades e aprender a superar as metas de maneira independente. “É essencial estar preparado para lidar com os diferentes tipos de personalidade dos profissionais que atuam na empresa. O gestor também deve estar pronto para administrar as situações inesperadas que podem surgir no cotidiano empresarial”, acrescenta.
A formação em coaching de liderança da ABRACOACHING gera valorização no mercado de trabalho, crescimento organizacional e melhores resultados nos negócios. Outra vantagem deste treinamento é a rapidez no aprendizado e na aplicação do conhecimento. “As empresas e os profissionais precisam correr contra o tempo. Por isso o curso tem duração de dois a quatro dias, com certificação internacional e reconhecimento no mercado. O treinamento pode ser feito por gestores, administradores e profissionais em geral”, destaca Juliani.
No curso o instrutor estimula o protagonismo de cada aluno e enfatiza a importância de adquirir uma postura de liderança. O profissional tem que ter vontade de liderar, capacidade e responsabilidade para melhorar o seu desempenho. “O coaching de liderança difunde uma visão estratégica e profunda sobre as práticas do coaching no contexto empresarial. As aulas valorizam ainda o diálogo, o feedback e a percepção do próximo. O sucesso deve ser construído com o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos”, evidencia.
Saiba mais sobre coaching, cursos e eventos no site da Academia Brasileira de Coaching (http://www.abracoaching.com.br). A ABRACOACHING também disponibiliza uma lista de professional coaches formados pela instituição em seu endereço eletrônico.

Academia Brasileira de Coaching
Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach
(21)3619-8897