Dor de ouvido pode ser causada pela obstrução da tuba auditiva


Sem fornecimento de ar a pressão dentro do ouvido não é equalizada e o tímpano é puxado para dentro, provocando o estímulo doloroso.

Ninguém gosta de sentir dor, afinal é uma sensação incômoda e que pode provocar diferentes sensações e percepções dolorosas nos indivíduos. A dor possui uma função importante: alertar sobre um perigo iminente, avisar que algo de errado está acontecendo. “É uma forma que o organismo tem para se proteger, mostrando que existem certos limites que não podem ser ultrapassados ou que é hora de se preocupar com a saúde. A dor em si é associada a fenômenos neurofisiológicos, processos iguais para todos os seres humanos”, afirma a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.
O que muda de pessoa para pessoa é a experiência dolorosa, influenciada por atores psicológicos, sociais e culturais. Independentemente do tipo da dor, Rita ressalta que esta manifestação indica que o corpo tem alguma alteração. “Sentir dores nos ouvidos, por exemplo, é um sinal de que há doenças ou distúrbios no órgão ou em alguma estrutura orgânica próxima a eles. Quando o problema está no ouvido a causa é otológica e quando não está é uma causa não otológica”, esclarece a médica, que também é
Otoneurologista.
A otite externa aguda é uma infecção de causa otológica, que ocorre na pele do canal do ouvido e pode ser causada por vários tipos de germes ou fungos. O paciente apresenta dores severas e profundas e coceira. Se não for tratada a infecção pode causar descamações da pele interna do ouvido e prejudicar a audição. “A otite média aguda também é um tipo de infecção, caracterizada por sensações dolorosas intensas, redução da audição e febre. Nas crianças há agitação, perda de apetite e vômitos. Se houver perfuração no tímpano podem surgir secreções no ouvido”, aponta.
A otite média aguda pode ser causada por gripes e resfriados, nos quais os vírus ou bactérias migram da garganta ou nariz para os ouvidos pela tuba auditiva e é mais comum em crianças. “Os tumores são outros fatores que causam dor de ouvido. Apesar de serem menos frequentes, os tumores provocam diminuição da audição. Neste caso o médico faz um histórico do paciente, exames do ouvido e também exames por imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética”, observa a especialista.
A obstrução da tuba auditiva, canal responsável pela ligação entre a parte posterior do nariz e o ouvido médio, também pode causar dores de ouvido. O ar presente no ouvido médio é contido pela membrana timpânica e é reabastecido por meio da abertura da tuba auditiva durante o ato de engolir. “Desta forma a pressão do ar em ambos os lados do tímpano é semelhante. Quando há alguma obstrução da tuba não é possível distribuir de maneira uniforme a pressão do ar. Sem fornecimento de ar ocorre um vácuo no ouvido médio que suga o tímpano para dentro. Esse tensionamento provoca o estímulo doloroso”, acrescenta.
Entre as causas não otológicas que provocam dores nos ouvidos estão as de origem dentária, disfunções têmporo-mandibulares associadas a problemas dentários, infecções e tumores na faringe, boca e amígdalas, problemas nas vias aéreas, aparelho digestório, região cervical e na base do crânio. “Isto ocorre devido à ramificação dos nervos da cabeça, pescoço, tórax e do aparelho digestório. É uma forma de dor refletida, pois os impulsos dolorosos chegam aos ouvidos por meio das conexões das ramificações nervosas entre a região afetada e os ouvidos”, explica. 



Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009) 
Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR    
Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com 
Clipping: http://clippingcanaldoouvido.blogspot.com/ 
Twitter: https://twitter.com/canaldoouvido 
Facebook Perfil: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002671811923&sk=info 
Facebook Página: http://www.facebook.com/pages/Rita-de-C%C3%A1ssia-Guimar%C3%A3es/226008244113143 
YouTube: http://www.youtube.com/CanaldoOuvido 
Picasa: https://picasaweb.google.com/116333656756775724930 
Email: ritaguimaraescwb@gmail.com 
Telefone:  41-3225-1665 
Endereço: Rua João Manoel, 304 Térreo, Bairro São Francisco, Curitiba PR.