Crescimento do mercado imobiliário beneficia empresas do setor


Com 43 anos de atuação e nova filial, a PRIMAR Administradora de Bens reflete o sucesso dos negócios imobiliários no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos o setor imobiliário no Brasil se tornou um grande filão para empresas e profissionais do ramo. O crescimento deste segmento é constante e fatores como estabilidade da moeda, facilidade de acesso ao crédito, aumento da oferta e da procura e as parcerias fechadas entre o poder público e o poder privado contribuem para sua expansão. “É um mercado que tem peso no país, influenciando inclusive o PIB, já que sua participação é cada vez maior”, destaca Antônio José da Silva, presidente da PRIMAR Administradora de Bens.
Um reflexo do progresso do mercado imobiliário é a consolidação da nova filial da PRIMAR, a PRIMAR Barra, que será inaugurada no dia 17 de novembro, às 19 horas. A empresa fará parte do Condomínio Island Personal Offices, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). “É uma grande conquista, principalmente levando em consideração como tudo começou há 43 anos. É uma história de muito trabalho e dedicação de toda uma família”, destaca Carlos Samuel Silva Freitas, diretor comercial e de locações da PRIMAR.
 Freitas conta que em 1955 seu avô chegou ao Brasil em busca de novas oportunidades. Silva deixou em Portugal, sua terra natal, a esposa grávida e mais um filho, e começou a trabalhar na construção civil como empreiteiro. “Seis meses depois minha esposa veio para o Brasil e em 15 anos a empresa já tinha entregue mais de 1000 imóveis na cidade, principalmente na região da Grande Méier. Em 1968 convidei meu amigo Walter de Oliveira para ser sócio em uma administradora e para minha alegria ele aceitou”, comenta Silva.
O empresário tinha apenas o equivalente ao ensino médio e estava ficando difícil controlar uma construtora daquele tamanho, com mais de 100 funcionários. Assim a sociedade com Oliveira foi muito positiva para os negócios, já que o novo parceiro era advogado e trabalhava com licenciamento imobiliário na prefeitura. “Chamamos mais um amigo, o advogado Amaral e fundamos a empresa Comercial Novo Méier Administradora de Bens LTDA. Posteriormente minha nomeação no Patrimônio do Clube de Regatas Vasco da Gama, como vice-presidente, também ajudou a alavancar substancialmente os negócios”, afirma Silva.
Com um ano de empresa Oliveira decidiu sair da sociedade e seis meses após a primeira dissolução Silva comprou a parte de Amaral, consolidando a sociedade familiar. “Em 1979 foi criado o nome PRIMAR e em 1980 fui convencido a trabalhar na empresa como gerente financeiro e administrativo. A PRIMAR foi melhor estruturada e seu crescimento passou a ser muito rápido. Em 1989 foi criada a primeira campanha de publicidade e o objetivo era comemorar os 10 anos de empresa”, acrescenta o advogado imobiliário Carlos Samuel de Oliveira Freitas, genro de Silva e diretor de condomínios da PRIMAR.
Em 10 anos o número de clientes passou de oito para 120 e o crescimento continuou em ritmo acelerado. Em 1992 Elizabeth dos Santos Silva Freitas, atual vice-presidente da empresa, assumiu a direção financeira e passou a dar suporte para a evolução dos negócios. “Em 2005 a terceira geração passou a fazer parte da PRIMAR. Carlos Samuel Silva Freitas assumiu a gerência de locações e Bárbara Silva Freitas toda a parte financeira administrativa. Outro marco importante foi a compra da empresa ‘De Jure’, que resultou no aumento de 30% na carteira de condomínios e 10% na de locações”, declara Silva.
Em 2009 a transferência da gestão para a terceira geração foi consolidada e em 2010 a estratégia de expansão do grupo estava sendo elaborada. No começo deste ano, Luiz Cláudio de Almeida Bendia, mais conhecido como Cláudio Bendia, foi indicado para fazer parte dos negócios. Com mais de 24 anos de experiência no mercado, Bendia é especialista na comercialização de imóveis de alto padrão, casas e apartamentos na Barra. “Conversamos por oito horas e fechamos a sociedade. Mesmo sendo a primeira reunião tivemos uma empatia incrível e nos tornamos grandes amigos”, ressalta Freitas.
As atividades tiveram início antes mesmo da formalização e da inauguração da PRIMAR Barra e até agora já foram realizadas mais de 20 transações imobiliárias. “É mais um período de extrema importância para a história da PRIMAR e um passo fundamental para atingirmos novos horizontes. Com 43 anos atuamos em diversas áreas do mercado imobiliário, como locação, administração, avaliação, compra e venda, condomínios, assessoria jurídica, seguros imobiliários, corretagem e intermediação de incorporações, e visamos abranger cada vez mais negócios”, finaliza Silva.