Data reforça importância de cuidar da boca

Dia Nacional da Saúde e Dia do Cirurgião-Dentista comemoram os avanços na saúde bucal dos brasileiros.

No próximo dia 25/10 será comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião-Dentista. A data reforça a importância de cuidar dos dentes, da língua e de todas as estruturas que compõe a boca. “A saúde do organismo começa pela boca, pois é através dela que os alimentos são processados e liberam os nutrientes necessários ao funcionamento dos sistemas do corpo. A boca também faz parte da constituição do rosto como um todo e é fundamental para o ato da comunicação humana”, aponta o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO) existem mais de 230 mil cirurgiões-dentistas cadastrados nos Conselhos Regionais de Odontologia em todo o Brasil, representando cerca de 19% destes profissionais no mundo todo. O registro no Conselho regional é imprescindível para o exercício da profissão e a entidade tem como função expedir carteiras profissionais, fiscalizar a prestação de serviços dos odontólogos, deliberar e julgar ações que infrinjam a ética profissional. “O número de profissionais tem crescido nos últimos anos, o que estimula a melhora na saúde bucal dos brasileiros”, considera.
As políticas públicas relacionadas aos cuidados bucais também são importantes para os avanços nesta área da saúde. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), realizada pelo Ministério da Saúde, 17,5 milhões de brasileiros passaram a ir ao dentista entre 2003 e 2008 e cresceu para 30% o número de crianças sem cárie desde 2003. “A diminuição na incidência de cáries mostra que a educação em relação à higiene bucal tem sido mais eficaz e a população está se conscientizando sobre a necessidade de ter um sorriso bonito e saudável”, ressalta. 
Gerson, que também é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares - com atuação interdisciplinar em Distúrbios do Sono - explica que os estudos científicos acerca da Odontologia e sua relação com a saúde do organismo têm aberto novos horizontes. “A conexão da mastigação com o peso corporal, das anomalias dentofaciais com o zumbido e da respiração incorreta - feita pela boca -  com os distúrbios do sono revelam que a Odontologia está diretamente ligada a outras especialidades médicas. A atuação interdisciplinar, dentro da grande área médica, com a correlação de conhecimentos, estratégias e tratamentos traz progressos significativos para a saúde dos pacientes”, afirma.
O especialista em ortodontia e ortopedia facial Juarez Köhler, que também faz parte da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, lembra que para uma boa saúde bucal é preciso mais do que higiene adequada. “A alimentação tem uma grande influência sobre a saúde dos dentes e da gengiva. A deficiência de cálcio no organismo prejudica o desenvolvimento dos dentes e ossos e a falta da vitamina D impede a absorção deste mineral. O cálcio pode ser encontrado principalmente no leite e nos seus derivados e a vitamina D pode ser obtida por meio da exposição aos raios solares, sempre em horários que não acarretam riscos a saúde”, observa.
Outra recomendação é consumir carne, peixes e ovos, alimentos ricos em fósforo, e cereais integrais, espinafre, banana e beterraba, que fornecem boa quantidade de magnésio. Estes dois minerais são importantes para a formação do esmalte dentário. “Ingerir hortaliças de cor verde-escuras e frutas e vegetais de cor laranja garantem o abastecimento de beta-caroteno, nutriente que contribui na formação de ossos e dentes fortes. A alimentação adequada deve ter início assim que for possível a introdução de alimentos sólidos na comida do bebê. Uma dica essencial é nunca bater tudo junto e dar em forma de papinha. A criança deve sentir o sabor e a textura de cada alimento, o ato de mastigar deve sempre ser estimulado”, aconselha.
As mães são responsáveis pela saúde dentária de seus filhos desde que eles estão dentro da sua barriga. Durante a gestação a mulher deve manter uma dieta saudável, balanceada e rica em cálcio para garantir o desenvolvimento do esmalte dos futuros dentes do bebê. “Se o esmalte do dente for fraco há um risco futuro demaior do surgimento de cáries, sem contar que a dentição fica mais frágil e vulnerável a bactérias e consequências mais graves em casos de traumas na face. A amamentação natural - nos seios maternos - é outro fator que influencia o desenvolvimento saudável dos dentes e também seu futuro correto posicionamento nas arcadas dentárias  da boca ”, acrescenta Juarez.