Literatura infantil é setor que mais cresceu em 2010



Livros infantis são o primeiro passo para criar o hábito da leitura e tornar a formação das crianças mais completa.

A literatura infanto-juvenil é um segmento em plena expansão – entre 2008 e 2009 foram mais de 26 milhões de livros infantis lançados no Brasil. Os dados são da Associação Nacional de Livrarias (ANL), que ainda apontam que a área que mais cresceu em 2010 foi a infanto-juvenil. “As pessoas estão se habituando a incluir na educação dos seus filhos o hábito de ler. A leitura é fundamental para uma formação mais completa, que irá se refletir na fase adulta”, ressalta o escritor José Geraldo Jacob Neto.
E não é só a produção que aumentou, as vendas também estão de vento em polpa e, segundo as livrarias, os livros infantis foram os mais vendidos no ano passado. A literatura infantil é primordial para o desenvolvimento das crianças e o primeiro passo tem que ser dado pelos pais. “Antes mesmo de elas começarem a ler, o contato com os livros já deve ser constante. Os pais têm que contar histórias, separar um período para a leitura e tornar estes momentos prazerosos”, afirma.
A criança deve aprender a brincar com as letras e com as palavras e assim que for alfabetizada terá livre acesso aos inúmeros mundos que a leitura pode levar. Segundo Geraldo Neto, os livros são como uma viagem, na qual a imaginação pode extrapolar. “É uma rica fonte de criação, descobertas e aprendizados. Somente por meio da leitura e da educação é que conseguiremos criar uma sociedade mais justa, tolerável e gentil”, acredita.
Por mais que a imaginação de uma criança seja fértil, ela precisa de materiais exteriores para exercitar a realidade por meio da fantasia. Os contos, histórias, estórias, fábulas e poemas são formas escritas que contribuem para este exercício. Geraldo Neto, que lançará este mês o livro "As estórias de Zé doidinho", considera que um bom livro infantil deve ter mais do que cores, imagens e personagens bonitos. “Conteúdo atualizado e assuntos que permeiam a sociedade são essenciais, sempre de uma maneira lúdica”, considera.
No livro "As estórias de Zé doidinho" o autor inclui a temática do bullying, que tem sido um grande problema para os pais e professores. A falta de tolerância com o diferente, zombarias e agressões verbais e físicas são as principais características do problema. “O personagem da estória é um garoto chamado Zé. Ele é um menino sozinho e sua maior diversão é correr. Zé tem uma resistência invejável e não consegue ficar parado, por isso é motivo de chacota entre os amigos da escola”, conta.
Zé não gosta do apelido que ganhou – Zé Doidinho – e sempre tenta revidar as zoações. Até que um dia o garoto se cansa e a partir daí entra em cena o ponto alto da trama. “Quando os amigos percebem o quanto Zé é especial eles o aceitam como ele é. A estória é divertida, gostosa de ler, com frases curtas para facilitar a leitura e imagens que chamam atenção da garotada”, comenta o autor. O livro será comercializado no formato impresso e digital e já pode ser adquirido pela internet.
O lançamento da obra "As estórias de Zé doidinho" será no dia 18 de novembro, às 19 horas, na Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping. O autor estará presente para receber todos que forem prestigiar o evento. Para conhecer mais sobre o livro e sobre o personagem basta entrar no blog Zé Doidinho.

Serviço:
Lançamento do livro "As Estórias De Zé Doidinho"
Data: 18/11/2011
Local: Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping.
Endereço: Praia de Botafogo, 400 – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: A partir das 19 horas.