Pacientes contam sua experiência no último GAPZ de 2011


Encontro de dezembro traz casos de sucesso do tratamento do zumbido.

Na próxima sexta-feira (02/12) será realizado o último encontro do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ) deste ano. Para finalizar a sequência de palestras o evento contará com a participação especial de pessoas que venceram a luta contra o zumbido. “Nós iremos apresentar casos clínicos de sucesso no tratamento do zumbido. Isto é importante para que quem acompanha o GAPZ tenha a certeza de que tudo o que é apresentado durante o ano surte efeitos positivos”, ressalta a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, coordenadora do GAPZ.
O grupo é formado por especialistas de diversas áreas, como fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia, com atuação no zumbido. A principal finalidade é fornecer informações atualizadas sobre este sintoma que atinge uma parte significativa da população. “Nós não consultamos ninguém e nem fazemos publicidade dos profissionais. A única função do grupo é orientar, explicar o que é o zumbido, suas causas e tratamentos. Cada paciente tem o seu médico e se não tiver é orientado a buscar tratamento”, observa o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, membro do grupo.
A apresentação de casos de sucesso é uma forma de fortalecer a esperança de quem ainda não conseguiu encontrar uma solução para o seu problema. O zumbido é um sintoma de mais de 200 causas e o diagnóstico deve ser feito com cautela. “É feita uma investigação minuciosa do paciente, processo que pode demorar certo tempo. Por isso é necessário paciência e conhecimento para minimizar a ansiedade e acabar de vez com todos os mitos sobre o zumbido. As velhas histórias de que o zumbido não tem cura ou que ele vai deixar a pessoa louca são mentiras que assustam os pacientes”, destaca Rita.
Os esclarecimentos sobre o zumbido são fundamentais e estudos comprovam que a participação nas reuniões é benéfica para os pacientes. Gerson acredita que as recomendações dadas durante as palestras fazem a diferença. “A alimentação, a postura, a maneira de dormir, os cuidados com a audição, os hábitos de vida, o sedentarismo, as questões odontológicas, musculares e psicológicas influenciam o zumbido. Por este motivo pequenas dicas mudam a forma de enxergar o problema e a adesão a novas atitudes e costumes contribui para a minimização do zumbido”, afirma o ortodontista.
Para finalizar o ano com chave de ouro e a sensação de dever cumprido, os membros do GAPZ oferecem um coquetel a todos os pacientes que prestigiam a última reunião. “É uma confraternização com aquelas pessoas que nós queremos ajudar, fazer a diferença na vida delas com o nosso conhecimento e a nossa experiência. E é uma comemoração entre os pacientes, que se conhecem, conversam e trocam figurinhas durante todo o ano nas palestras do GAPZ”, acrescenta Rita. Quem puder comparecer a última reunião de 2011 do grupo deve agendar sua presença pelo telefone do GAPZ (ver serviço).

GAPZ
O Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ) tem a missão de informar e atualizar as pessoas sobre o que é, as causas, consequências e tratamentos para o zumbido, visando melhorar a qualidade vida e dar esperança a quem sofre com o problema. As palestras contam com especialistas de diversas áreas como médicos otorrinos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, que dão orientações e esclarecem as dúvidas dos presentes.
Os encontros do GAPZ acontecem todas as primeiras sextas-feiras do mês, de março a dezembro, no 5º andar do anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, a partir das 14 horas. O evento é aberto para qualquer pessoa, a entrada é gratuita e quem quiser colaborar pode fazer a doação de um produto de higiene pessoal. Mais informações sobre o próximo encontro podem ser obtidas através do fone (41) 3225-1665.

Serviço: Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido
Próximo encontro: 02 de dezembro de 2011
Tema: Apresentação de casos de sucesso no tratamento do zumbido
Palestrante: Rita de Cássia Cassou Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista e coordenadora do GAPZ Curitiba
Horário: a partir das 14h
Local: 5º andar anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Agendamento de presença e mais informações: (41) 3225-1665
Entrada livre