Comércio de e-books cresce pelo mundo




De olho na tendência, escritor lança livro infantil que fala sobre bullying no formato impresso e digital.

A era digital se consolidou com rapidez em todo o mundo e é responsável por uma série de revoluções na vida das pessoas. A matéria-prima mais utilizada para a produção de livros, cadernos e outros materiais, o papel, não está fadado ao desaparecimento, mas no mínimo perderá boa parte do seu espaço para a tecnologia. Os livros eletrônicos, ou e-books, já se popularizaram em vários países pelo mundo e no Brasil está caminhando para se tornar uma forte tendência.
Além de não ocupar espaço, pois várias publicações podem ser armazenadas em apenas um aparelho, não há riscos de ocorrer danos as obras e oferecem mais possibilidades de interatividade com o leitor. “Os e-books são realmente uma revolução e vão se tornar cada vez mais populares por causa da comodidade e do preço mais baixo, levando em consideração que os custos de produção são menores”, afirma o escritor José Geraldo Jacob Neto, autor do livro infantil "As estórias de Zé doidinho".
De acordo com a Associação Americana de Editores, em fevereiro desde ano o faturamento com as vendas de e-books superaram o da comercialização de livros convencionais. Só do ano passado para cá o crescimento do setor de livros eletrônicos nos Estados Unidos foi maior de 200%. “Os países em desenvolvimento, como o Brasil, estão de olho no potencial dos e-books. Aqui o Senado aprovou a isenção de impostos para as publicações digitais, estimulando o setor”,comenta o escritor.
Outro fator que vai contribuir para a popularização dos e-books no país é a fabricação nacional dos tablets, aparelhos eletrônicos que possuem suporte para a leitura dos livros digitais. “A fabricação dos tablets no Brasil pode ajudar a baixar o preço dos aparelhos e mais pessoas terão condições de comprá-los e ter acesso aos livros eletrônicos. É bom lembrar que será fundamental criar uma cultura contra a pirataria dos e-books, tendo em vista que no meio digital isto acontece com mais facilidade”, observa.
A portabilidade é outra vantagem dos livros eletrônicos, já que o leitor pode adquirir um e-book pela internet de qualquer país e alguns minutos após a compra estar lendo o conteúdo. “Os leitores mais tradicionais preferem o contato com a folha de papel, mas os mais jovens e as crianças se renderam a novidade. Muitos escritores estão fazendo lançamentos simultâneos, ou seja, oferecem ao leitor o livro impresso e o e-book para que ele escolha a opção que mais lhe agrada”, ressalta.
O livro "As estórias de Zé doidinho", que será lançado no dia 18/11, possui a versão impressa e a digital. O objetivo é facilitar o contato das crianças com a leitura e, principalmente, estimular os pais a comprar livros para os seus filhos. “Se o pai ou a mãe não tem tempo pode conectar a internet, fazer a compra e logo a criança pode estar lendo o livro. Por isso decidi lançar meu livro nos dois formatos, pensando na tendência do mercado de publicações”, conta Geraldo Neto.
A obra conta a estória de um menino que era chamado de Zé Doidinho, pois gostava de correr sem parar e sem rumo. Ficar parado era uma tortura para Zé, que ainda sofria com a incompreensão de seus amigos da escola. “O livro trata de uma forma lúdica a questão do bullying, assunto em evidência na sociedade atualmente e que deve ser discutido com as crianças”, destaca. O livro pode ser adquirido pela internet, sendo que o formato impresso é enviado pelo correio e a digital é disponibilizada logo após a compra.
O lançamento do livro será às 19 horas na Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping. Geraldo Neto estará presente para tirar fotos e autografar os livros. Quem quiser conhecer mais sobre a obra e o personagem dessa aventura pode acessar o blog Zé Doidinho.
 
Serviço:
Lançamento do livro "As Estórias De Zé Doidinho"
Data: 18/11/2011
Local: Saraiva MegaStore do Botafogo Praia Shopping.
Endereço: Praia de Botafogo, 400 – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: A partir das 19 horas.