Agulhas que curam


Bolsas, sapatos, perfumes, roupas, jóias, cremes, maquiagens, acessórios. A cada ano que passa os filhos tem que correr atrás de novas opções para presentear as mães sem repetir o que já foi dado nos anos anteriores. Um bom presente que vai trazer benefícios para as mães é a acupuntura. “Esta terapia tem raízes na medicina chinesa tradicional e além de contribuir no tratamento de doenças graves com o câncer, a técnica proporciona bem estar e relaxamento”, afirma o presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ) Paulo Edson Reis Jacob Neto.

A acupuntura pode ser indicada no tratamento de dores, inflamações, infecções, hipertensão arterial, transtornos do sono, alergias, problemas no intestino, no estômago e no sistema reprodutor e diversos outros males e doenças. “Esta técnica tem como base a restauração do equilíbrio do organismo através do funcionamento neural. A acupuntura age como um modulador do sistema nervoso, que interpreta os estímulos e desencadeia respostas nos músculos e glândulas”, explica.

O tratamento é feito com agulhas que possuem a espessura de um fio de cabelo e são aplicadas em partes do corpo estratégicas de acordo com o que será tratado. O número de sessões varia segundo a gravidade do problema e com as respostas do organismo aos estímulos provocados pelas agulhas. “A acupuntura também é capaz de tratar problemas psíquicos e de origem comportamental. Quem sofre com ansiedade, compulsão alimentar e estresse pode ter grandes benefícios com o tratamento”, esclarece.

Técnica complementa outros tratamentos médicos

Pesquisas apontam que a acupuntura ajuda os pacientes que sofrem com doenças crônicas a suportar melhor as dores e os efeitos colaterais dos tratamentos, inclusive de medicamentos. “Estas descobertas podem ajudar e muito a tratar as crianças, por exemplo, que são mais sensíveis a dor. A acupuntura aumenta a resistência corpórea, reduzindo também a necessidade de medicamentos, tornando os tratamentos mais baratos e menos agressivos”, ressalta.

Quem tem medo de fazer tratamentos odontológicos também pode ser beneficiado pelas agulhas. Estudos realizados por pesquisadores da British Dental Acupuncture Society afirmam que o pavor dos pacientes caiu de 26,5 para 11,5 em uma escala internacional. “Várias pesquisas ao redor do mundo comprovam que a acupuntura é importante em diferentes aspectos para a saúde e contribui para aumentar a qualidade de vida e potencializar as respostas a outros tratamentos médicos”, acrescenta.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sindicato-dos-Terapeutas-do-Rio-de-Janeiro/115650508521105
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002452782624
Twitter: https://twitter.com/sinterrj
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15230818543113054039
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117559740&refresh=1
YouTube: http://www.youtube.com/user/sinterrj6?feature=mhee
Picasa: https://picasaweb.google.com/114889252352774543967
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ