Sindicato luta pelos terapeutas no Rio de Janeiro


Entidade pretende aumentar seu alcance e criará delegacias regionais para fortalecerão a busca por melhorias na profissão.

‘A união faz a força’ é uma frase que define bem a importância de um sindicato para uma categoria profissional. Os sindicatos têm como função lutar pelo direito dos trabalhadores, representar os profissionais e ficar de olho em oportunidades que possam beneficiar seus associados. “Os sindicatos também ajudam a esclarecer dúvidas relacionadas aos direitos trabalhistas, dá orientações e tem condições de buscar soluções por meio de negociações”, ressalta Paulo Edson Reis Jacob Neto, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ).
Acordos, convenções coletivas, dissídios, regulamentações e outros avanços podem ser obtidos a partir da luta sindical. Os sindicatos têm o dever de defender os interesses coletivos e individuais da categoria e fazer valer os direitos já estabelecidos. “Estas instituições têm muita importância na vida dos profissionais que são representados e surgem a partir da união destes trabalhadores que buscam melhorias na sua vida profissional. Todos merecem ter no mínimo condições de trabalho dignas para que possam obter a partir da sua atividade os recursos necessários para a sua sobrevivência e de sua família”, destaca.
Paulo enfatiza que um sindicato não é nada sem os seus associados, afinal uma entidade forte precisa de filiados ativos, que participam das reuniões, assembleias, negociações e esteja sempre por dentro dos assuntos ligados a categoria profissional. “A participação dos trabalhadores é fundamental e vital para a sobrevivência de um sindicato. Só com a participação é possível incluir as reivindicações da categoria e incorporar as demandas para a promoção da igualdade de oportunidades dentro do mercado de trabalho”, considera.
No estado carioca os terapeutas foram beneficiados com a Lei 5.471 (16/06), sancionada pelo governador Sérgio Cabral, que cria o Programa de Terapia Natural nas unidades de saúde e hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro. “Para obter mais avanços como este todos os terapeutas do estado tem que se unir. Por isso chamamos os profissionais – seja na capital ou no interior -a fazerem parte do Sinter-RJ, precisamos fortalecer a instituição para que a categoria avance cada vez mais”, acrescenta.
Paulo comenta que em breve haverá delegacias regionais que auxiliarão o Sinter-RJ a administrar a classe e a lutar pelos terapeutas de todo o estado. “Para que essas delegacias possam ser criadas precisamos que os profissionais do interior se mobilizem e junte-se a nós. Caminhando juntos tenho certeza que conquistaremos muito mais do que já conseguimos até agora. É a luta pelo reconhecimento dos terapeutas, profissionais tão importantes para a sociedade e que merecem ser valorizados”, evidencia.
E é visando melhorias na categoria profissional e a promoção dos direitos dos terapeutas no estado do Rio de Janeiro que o Sinter-RJ foi criado. “Nós buscamos regulamentar a profissão, promover cursos, palestras e workshops que contribuam para a qualificação profissional dos terapeutas, divulgar as terapias naturais com o objetivo de aumentar o número de pessoas que recorrem a estes tipos de tratamento e consequentemente promover a geração de renda para os terapeutas”, conta o presidente da entidade.
Além disso, o Sinter-RJ também tem como meta promover benefícios para os terapeutas, como a inclusão destes profissionais em planos de saúde, contribuindo com o bem estar e a qualidade de vida dos associados. “Nós queremos estimular os profissionais a conquistar mais espaço e obter mais conhecimento. O Sinter-RJ atua fortemente, por meio de sua assessoria de imprensa, na divulgação das terapias naturais, disseminando informações corretas para que as pessoas possam incrementar os tratamentos convencionais, sempre com a orientação médica”, enfatiza.
Quem é associado do Sinter-RJ possui vários outros benefícios como suporte jurídico e contábil gratuito, descontos em serviços e cursos e auxílio para obter o alvará. “O sindicato quer beneficiar a categoria de forma coletiva e também de maneira individual. Pretendemos também trazer benefícios aos pacientes, que poderão contar com serviços de melhor qualidade. Por isso todos os associados têm de 20 a 30% de desconto em qualquer curso oferecido pela instituição e ganham uma carteirinha de identificação válida por um ano”, finaliza.


Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sindicato-dos-Terapeutas-do-Rio-de-Janeiro/115650508521105
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002452782624
Twitter: https://twitter.com/sinterrj
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15230818543113054039
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117559740&refresh=1
YouTube: http://www.youtube.com/user/sinterrj6?feature=mhee
Picasa: https://picasaweb.google.com/114889252352774543967
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ