Cosméticos contribuem para a saúde do corpo


Produtos hidratam, limpam e perfumam partes externas do organismo, contribuindo para o bem-estar e auto-estima.

Tomar banho todos os dias é um hábito para os brasileiros – são 19,8 banhos por semana contra 7,4 dos americanos e 5,6 dos britânicos. Além de garantir um cheiro agradável, o banho manda embora a sujeira, as células mortas e as impurezas que insistem em ficar na pele. O uso de cosméticos é outro artifício para manter o corpo limpo e com sua superfície mais saudável. “Hidratantes, esfoliantes, cremes faciais, manteigas corporais e outros produtos estimulam a renovação celular e previnem o envelhecimento”, aponta o empresário Ricardo Prado Filho, do grupo Pura Vida.
Assim como o banho, no Brasil o uso de cosméticos é comum. O setor de produtos de beleza, perfumaria, higiene, cuidados pessoais e cosméticos não para de crescer, fato que consolidou o país como o terceiro maior mercado mundial – perdendo apenas para os Estados Unidos e o Japão. “A boa aparência não está ligada apenas a saúde, mas também ao sucesso pessoal, a auto-estima e a auto-confiança. Nos relacionamentos pessoais ou profissionais a imagem é fundamental”, ressalta.
Os cosméticos são preparos feitos com substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo e que podem beneficiar a pele, os cabelos, as unhas e outras partes do corpo. O objetivo é proteger o organismo, manter seus órgãos em bom estado, limpar e perfumar as áreas que possuem odor corporal. “As mulheres são responsáveis pela maior fatia dos lucros do mercado de cosméticos, mas a participação dos homens está aumentando cada vez mais. O preconceito está sendo deixado de lado em benefício da saúde e da estética”, evidencia.
O uso de cosméticos remonta aos séculos antes de cristo, quando os defuntos eram cobertos com um tipo de óleo roxo. Outro fato histórico que denuncia o uso de produtos para o corpo é a descoberta de cremes, potes de azeite e incensos no sarcófago de Tutankamon (1400 a.C.) e outras tumbas, encontradas por pesquisadores em 1922. “A Cleópatra é um símbolo da vaidade e da beleza e era conhecida pelo uso de maquiagem e de banhos de leite de cabra para manter sua beleza e jovialidade”, acrescenta.
Atualmente a tecnologia permitiu a criação de produtos potentes, com a quantidade exata de componentes para beneficiar o corpo sem prejudicar a saúde. Ricardo declara que os consumidores buscam inovação e resultados eficazes. “As empresas têm que oferecer produtos qualidade. Por este motivo, o grupo Pura Vida importa cosméticos exclusivos de outros países, pela Pura Vida Imports, e comercializa no Brasil, na rede de franquias Skin Shop Cosmetics”, comenta o empresário.
A Skin Shop Cosmetics possui um conceito diferente dos outros negócios que atuam no ramo. A loja, que também atua com vendas online, comercializa apenas cosméticos importados exclusivos, ou seja, os clientes não vão encontrar a mesma marca em outro local. “São produtos dos Estados Unidos, Israel e do Chile. Manteigas corporais, hidratantes, cremes, máscaras e esfoliantes fazem parte da linha que é comercializada na Skin Shop. Em breve serão adicionados novos produtos, inclusive uma linha voltada para o público masculino”, conta.
Os consumidores podem encontrar cosméticos produzidos com sais minerais do Mar Morto (Atittude Line e Aromatics) e com os polifenóis da vinhoterapia (Uvamia). Antes de chegar ao Brasil, todo o lote passa pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Isso confere credibilidade aos produtos e segurança para quem compra. Todos os cosméticos são de excelente qualidade e com rendimento superior aos similares, o que garante mais economia na hora de comprar”, observa.

Serviço: Grupo Pura Vida
Tel: 41 – 3045-8584 
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 51, conj 1202B - Centro – Curitiba PR