Ortodontia atua em conjunto com outras especialidades médicas


Atuação interdisciplinar e multiprofissional garante atendimento integral em questões relacionadas ao sistema estomatognático.

Interdisciplinar e multiprofissional são duas palavras que passaram a fazer parte da área da saúde nos últimos anos. Apesar de terem conceitos diferentes, os termos indicam uma mudança importante no tratamento dos pacientes. “O corpo é um sistema, sendo que todas as partes interagem umas com as outras e o bom funcionamento depende do todo. Por isso é importante encarar o paciente como uma grande máquina, na qual todas as engrenagens devem estar bem ajustadas”, afirma o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, da Köhler Ortofacial.
Interdisciplinaridade diz respeito a algo comum a duas ou mais disciplinas ou ramos do conhecimento. O prefixo inter sugere uma troca entre as áreas ou profissionais, causando modificações ou enriquecimento na estrutura conceitual das especialidades envolvidas. “Há a possibilidade de incorporar ou criar novos conhecimentos por meio da interação e da construção participativa. Na área da saúde isto é fundamental, pois permite um olhar apurado sobre o corpo humano e a compreensão das relações entre seus elementos”, ressalta.
Já o termo multiprofissional abrange muitas disciplinas ou profissionais. É uma troca de informações entre as especialidades, mas não há modificação ou inclusão de conhecimento nas áreas envolvidas. “Neste caso, o profissional busca informações de uma área específica com outro especialista para avaliar a melhor estratégia de tratamento para determinado problema, por exemplo. O objetivo é provocar a mínima interferência possível em outros contextos da saúde. Os dois conceitos, sobre a relação multiprofissional e de interdisciplinaridade, podem atuar juntos”, observa.
Gerson destaca que a atuação em conjunto com outros profissionais e a interdisciplinaridade das especialidades promove uma adequação ao melhor atendimento aos pacientes. Em sua clínica, o especialista busca a interação das áreas médicas e odontológicas em questões de saúde nas quais a disfuncionalidade do sistema estomatognático está associada a outras patologias. “Este sistema é composto por um conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns e estão intimamente ligadas as funções de outros sistemas, como o endócrino, respiratório e nervoso”, explica.
Juarez Köhler, especialista em ortodontia e ortopedia facial e responsável pelo setor de Monitoração Ortopédica da Face Pediátrica (MOFP) da Köhler Ortofacial, aponta que o trabalho é realizado com a contribuição de otorrinolaringologistas, especialmente os otorrinopediatras, alergologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos do sono, reumatologistas e otoneurologistas. “As anomalias dentofaciais e outras questões ortodônticas e ortopédicas faciais podem estar relacionadas com zumbido, obesidade, distúrbios do sono e da respiração, desenvolvimento ósseo facial e outros problemas”, destaca.
Nilse R. Waltrick Köhler, fonoaudióloga especializada em Motricidade Orofacial, acredita que a atuação em contexto interdisciplinar médico-odontológico é o grande diferencial do trabalho realizado há mais de 25 anos na Köhler Ortofacial. “A grande vantagem da atuação interdisciplinar e multiprofissional é a possibilidade de desempenhar nossas especialidades num contexto de saúde maior, no qual é levada em consideração a importância do sistema estomatognático para a saúde geral. Desta forma, podemos atender casos ligados a Ortodontia, Ortopedia Facial e Distúrbios Oromiofaciais”, esclarece.
A atuação interdisciplinar e multiprofissional exige um alto grau de atualização científica e demanda um acompanhamento de todas as especialidades envolvidas. Gerson evidencia que é essencial a participação em congressos científicos de várias áreas médicas e a renovação do conhecimento por meio de conteúdos científicos disponibilizados na internet. “Nossa área exige conhecimento ampliado para além da área odontológica e suas especializações, entrando no mérito do conhecimento médico das especialidades com as quais temos atuação”, finaliza.



Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.