Medidas de higiene evitam infecções na cirurgia plástica


Dia do Combate a Infecção Hospitalar reforça a necessidade de garantir a segurança dos pacientes em procedimentos cirúrgicos.

A higiene pode ser definida como uma série de hábitos, técnicas e conhecimentos que visam à preservação do bem-estar e da saúde perfeita de um ser. São usados vários métodos de limpeza, desinfecção e esterilização para manter a higiene do ser ou de um ambiente. “A higienização tem um papel fundamental na medicina. Se o médico não tiver cuidados básicos de higiene, o paciente corre o risco de ser infectado por micro-organismos que prejudicam a recuperação e afetam a saúde geral, podendo provocar a sua morte”, explica o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.
A importância da higiene no contexto médico foi reconhecida em 1847, após uma descoberta do húngaro Ignaz Philipp Semmelweis. O médico trabalhava na enfermaria de obstetrícia do Hospital Geral de Viena e não se conformava com a morte de inúmeras mulheres logo após o parto. As mortes eram causadas por infecção puerperal. Semmelweis analisou o quadro e determinou que todos deveriam lavar as mãos antes de realizar qualquer procedimento nas pacientes. “Com este simples gesto muitas vidas foram salvas e a lavagem das mãos se tornou a base para todas as medidas de higiene”, comenta.
Para relembrar a descoberta de Semmelweis e reforçar a necessidade dos hábitos de higiene, no dia 15 de maio é comemorado o Dia do Combate a Infecção Hospitalar. Médicos, enfermeiros, auxiliares e todos os profissionais que atuam na área da saúde devem conhecer e praticar as medidas de limpeza, esterilização e desinfecção. “O transporte de micro-organismos, como bactérias, para pessoas que estão doentes, que vão se submeter a cirurgias ou estão em processo de recuperação é extremamente danoso à saúde”, enfatiza o cirurgião.                                 
Pacheco explica que a lavagem das mãos deve durar pelo menos 15 segundos e o procedimento deve ser feito antes de qualquer intervenção médica. Água, sabão e álcool são o suficiente para deixar as mãos limpas. “Existe uma técnica de lavagem que garante o asseio adequado. O punho, o meio dos dedos, as unhas, a palma e o dorso das mãos devem ser bem esfregados. Esta é apenas uma das medidas obrigatórias para a realização de cirurgias”, afirma o especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Quem se submete a cirurgia plástica não está imune aos perigos dos germes que estão por toda a parte, especialmente no ambiente hospitalar. A SBCP garante que o risco de infecção é pequeno, mas não é nulo. Pacheco declara que na literatura o índice de infecção é de 0,2 a 5% para cirurgias limpas. “As infecções mais comuns são causadas em pacientes que se submetem a lipoaspiração e ao implante de silicone, principalmente porque estas são as cirurgias mais realizadas pelos médicos”, observa.
O centro cirúrgico e os outros ambientes do hospital devem ser desinfetados, organizados, limpos e seguir as normas de controle de infecção. Todos os instrumentos devem passar por um rigoroso processo de esterilização, seguindo as instruções dos fabricantes. “O uso de antibióticos ajuda a evitar o surgimento de bactérias resistentes e perigosas. As clínicas e hospitais onde são realizadas as plásticas não precisam ter uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas devem ter pronto-atendimento em caso de complicações”, acrescenta.
O ideal é que o paciente procure o médico assim que detectar algum sinal anormal no pós-operatório. Dores no local operado, febre e a presença de pus sinalizam o surgimento da infecção. No caso da prótese de silicone, algumas vezes é necessário retirar o implante, erradicar a bactéria e realizar uma nova cirurgia. “Quanto mais precoce for o diagnóstico da contaminação, maiores são as chances do paciente de se recuperar sem sequelas. Em certas situações é possível controlar o problema sem retirar a prótese de silicone. Uma recomendação extremamente importante é ficar longe de animais de estimação após a cirurgia, até mesmo dos bichos que foram vacinados”, comenta.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Site:  http://www.alplastica.com/
Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com
Email:  plastica.pacheco@yahoo.com.br
Fone: 41 3022-4646      
Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR