Centro Empresarial Rio promove evento sobre sustentabilidade


Café empresarial contará com stand para conscientização sobre coleta seletiva, filmes sobre o tema e palestra sobre economia verde.

No dia 05 de junho será realizado mais um Café Empresarial, encontro informativo e integrador promovido gratuitamente pelo Centro Empresarial Rio. Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento será um pouco diferente. De acordo com Letícia de Freitas e Castro, gerente de eventos do Centro Empresarial Rio, será um dia inteiro repleto de atividades. “O Café terá início as 10 horas da manhã e durante todo o dia serão exibidos filmes, ministrada uma palestra e realizada uma campanha relacionada a coleta seletiva de lixo”, conta a gerente.
Na Alameda Coleta Seletiva, os visitantes terão contato com a Campanha de Conscientização de Coleta Seletiva, que contará com a presença de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e terá um stand de informações organizado pelo Instituto Eventos Ambientais (IEVA). O Centro Empresarial Rio irá aproveitar os coletores de pilhas e baterias para estimular a coleta destes materiais, voltada para a conscientização dos usuários do condomínio e de toda a sociedade. A ação acontecerá das 10 às 16 horas.
Na Sala Seminários, o tema é ‘Cinema Verde’. Serão exibidos quatro filmes que abordam assuntos relacionados à sustentabilidade. A primeira sessão, das 10 às 11:40, será destinada ao filme “Terra” (2007), da Disney Nature em parceria com a BBC. O filme conta a história de uma família de ursos polares, de uma manada de elefantes e de uma baleia jubarte com o seu filhote, mostra uma viagem por diferentes lugares do planeta e as consequências do aquecimento global.
“Uma Verdade Inconveniente” (2006), de Davis Guggenheim, será exibido das 12 às 13:40. O documentário mostra os argumentos do ex-vice-presidente americano Al Gore com relação ao aquecimento global e o futuro do planeta. Das 14 às 15:40 será apresentado o filme “A Última Hora” (2007), de Nadia Conners e Leila Conners Petersen. A produção cinematográfica apresenta, por meio de entrevistas com cientistas, pensadores e líderes, como o ecossistema do planeta tem sido destruído e quais são as alternativas para reverter este quadro.
O último filme a ser exibido será “Lixo Extraordinário” (2010), dirigido por Lucy Walker. O longa foi filmado entre 2007 e 2009 e mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro sanitário Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, considerado um dos maiores do mundo. Muniz sugere a um grupo de catadores de materiais recicláveis a repensar as suas vidas fora daquele ambiente e descobre o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Para finalizar o encontro, o advogado Francisco Carrera, idealizador do Fórum Empresarial Rio+20 e assessor jurídico do Instituto de Eventos Ambientais (IEVA), irá ministrar a palestra “Economia verde – uma nova roupagem no contexto de usa empresa”. “A palestra irá abordar a economia verde, um tema considerado inovador e que tem gerado interesse no mundo corporativo. Serão apresentados conceitos, fundamentos e princípios desta nova visão, com destaque para os ‘green jobs’ e as ações inovadoras”, afirma Letícia.
A palestra também abordará as vantagens e os resultados positivos das iniciativas que visam à sustentabilidade e ganham destaque na mídia e dos negócios sustentáveis. “As empresas que pensam no meio ambiente e no futuro da humanidade conseguem se destacar no mercado. As ações sustentáveis e o esforço em promover a sustentabilidade chamam a atenção dos consumidores”, acrescenta a gerente.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.cerconvencoes.com.br .

Serviço
Café Empresarial
Tema: Sustentabilidade nas empresas
Data: 05.06.2012
Horário: a partir das 10 horas
Local: Praia de Botafogo, 228, 2ª andar, Botafogo – Rio de Janeiro (RJ)
Confirmação de presenças: www.cerconvencoes.com.br
Mais informações: (21) 2554-8182