Vida saudável é aliada da cirurgia plástica


Cuidados antes e depois da operação são fundamentais para manter os resultados.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que realizam mais cirurgias plásticas no mundo – perde apenas para os Estados Unidos. Com a popularização das técnicas, as pessoas perderam o medo de ir para o centro cirúrgico. As facilidades de pagamento, com financiamentos em até 36 vezes, também foram importantes para aumentar o número de pacientes nos consultórios. “Qualquer cirurgia, não importa a sua finalidade e nem a sua extensão, implica em riscos para o paciente, por isso é fundamental estar bem informado”, afirma o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.
Para aumentar as chances de obter resultados satisfatórios e garantir a saúde do organismo é essencial ter alguns cuidados antes e depois da plástica. Pacheco ressalta que, antes de qualquer coisa, a motivação para a intervenção estética deve ser realista. Estereótipos não devem ser usados como modelo. “O cirurgião plástico atua dentro dos limites dos conhecimentos da medicina e das limitações impostas pelo corpo humano. Cada pessoa tem características únicas, que podem interferir na cirurgia e nos resultados”, observa o médico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Mais que exames clínicos com bons indicadores, o paciente deve ter uma mente saudável. Dismorfismo corpóreo, percepção de uma anormalidade que outras pessoas não conseguem ver, é um motivo que contra-indica a operação. “A plástica tem a finalidade de melhorar a aparência ou corrigir alguma região do corpo que não está em harmonia com o restante. Não é possível obter a perfeição ou ficar igual à outra pessoa. Depressão, problemas psicológicos e condições que tornem o procedimento cirúrgico e a anestesia arriscados são outros fatores negativos”, aponta.
Além de escolher a dedo a equipe médica e o hospital onde será realizada a plástica, o paciente deve conversar com o médico e esclarecer todas as dúvidas.  É preciso entender os riscos, avaliar os possíveis resultados e decidir se vale a pena enfrentar o período pós-operatório. “A decisão deve ser tomada com cautela, jamais por impulso ou em um momento em que as emoções estão mais intensas. As mudanças no estilo de vida são essenciais e devem começar antes mesmo de marcar a data da cirurgia”, enfatiza o especialista.
Boa alimentação, prática de exercícios físicos e o abandono de vícios como tabaco e álcool garantem maiores chances de sucesso na plástica e uma recuperação mais rápida. Sem contar que os resultados serão ainda melhores. “Medicamentos que contenham ácido acetil-salicílico ou ervas com efeitos anticoagulantes devem ser evitados 30 dias antes da intervenção. O uso de remédios para emagrecer e anti-inflamatórios também deve ser suspenso com antecedência”, recomenda Pacheco, mestre em Princípios da Cirurgia utilizando o laser.
No pós-operatório o paciente deve seguir a risca todas as orientações do médico. Os cuidados ajudam a evitar inflamações, inchaços e outras complicações. A atenção aos movimentos feitos na área operada assegura a integridade dos pontos e uma boa cicatrização. “O repouso é o período que o corpo necessita para se recuperar do trauma. Os curativos devem ser trocados de acordo com a indicação do cirurgião e o banho deve ser com água morna. O curativo pode ser molhado, o importante é secar depois que tirar o curativo com o secador, deixar seca a cicatriz.
A alimentação deve ser leve, com pouca gordura, bastante água e alimentos ricos em fibra e proteína”, explica.
Para manter os resultados depois da recuperação, o paciente deve manter a dieta equilibrada e continuar com as atividades físicas. Tratamentos estéticos para a pele melhoram a cicatriz e a drenagem linfática estimula a eliminação de impurezas e evita a retenção de líquidos. “O filtro solar deve ser usado diariamente e o médico deve acompanhar o paciente durante alguns meses após a cirurgia, já que o resultado final de muitos procedimentos é visível somente após seis meses ou um ano”, acrescenta o especialista, proprietário da Clínica Michelangelo de Cirurgia Plástica.

Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Fone: 41 3022-4646      
Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR