Plástica ajuda a manter a juventude


Ritidoplastia remove a pele flácida do rosto, deixando os contornos faciais mais joviais.

A fase da juventude pode ser considerada a melhor da vida – afinal quem não quer ficar jovem para sempre? Os jovens não são tão novos que não possam fazer o que desejam e nem tão velhos para que a idade seja um empecilho. Mesmo que a alma seja jovem, o corpo não pode negar os anos que se passaram. “Rejuvenescer é o desejo de quase todo mundo e muitos recorrem a cirurgia plástica para se sentirem mais novos”, afirma Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


Questionado sobre qual a principal cirurgia plástica que promove a jovialidade, o especialista aponta que é preciso determinar em qual área do corpo que se está falando, pois os sinais da idade são aparentes em várias partes do organismo. “O envelhecimento não é denunciado apenas pela pele flácida do rosto e pelas marcas de expressão, mas também pelo estado de conservação da derme do pescoço, do colo, dos braços e a forma e a posição dos seios”, esclarece.

No caso dos aspectos faciais, a ritidoplastia é o procedimento mais indicado para deixar o rosto mais jovial. A técnica consiste em remover a pele flácida localizada na face e tracionar os músculos. “Com o passar do tempo a parte muscular perde a rigidez e a tonificação, o que causa a flacidez, rugas, linhas na testa, os ‘pés de galinha’ e outras marcas de expressão. Questões genéticas e a exposição ao sol também podem influenciar no processo, acelerando ainda mais o envelhecimento”, destaca.

Durante a cirurgia são feitas incisões no rosto para que seja possível a remoção da gordura, o realce do contorno ósseo natural e dos ângulos da face. O procedimento não altera a fisionomia do paciente, apenas realça o que o indivíduo tem de melhor. “É um engano pensar que a cirurgia plástica tem como objetivo mudar as características naturais do paciente. A principal finalidade da plástica é ressaltar o que há de bom e eliminar, ou disfarçar, as áreas que não são tão privilegiadas”, observa.

Pacheco aponta que entre os cuidados pré-operatórios estão a realização de exames, a recomendação de evitar fumo um mês antes do procedimento cirúrgico e não ingerir remédios a base de ácido acetilsalicílico. “Cada paciente deve ser avaliado individualmente por um cirurgião especializado. Para saber se o profissional é confiável, basta consultar se ele é membro da SBCP no site da instituição. Apenas cirurgiões plásticos que possuam as exigências mínimas para exercer a profissão podem fazer parte da entidade”, enfatiza.
As cicatrizes do procedimento estético são praticamente imperceptíveis, pois as incisões são feitas de maneira estratégica, para que as marcas fiquem escondidas. O tempo de duração da cirurgia varia conforme a complexidade do caso e pode durar de três a seis horas. “A anestesia pode ser geral ou local com sedação e o tempo de internação pode ser de 12 a 36 horas. Os pontos podem ser retirados após 10 dias da realização da cirurgia e é recomendado evitar esforços físicos e exposição solar”, explica.

Outros procedimentos complementam a ritidoplastia, como a aplicação de toxina botulínica, peeling, sessões de laser e outros cuidados para que a pele se mantenha saudável. “O uso de protetor solar diariamente, hidratação facial superficial diária com produtos de qualidade e profunda semanal feita por profissionais especializados é fundamental. Quanto melhor a pele for tratada, mais tempo os resultados permanecerão”, acrescenta.