Cuidados previnem problemas futuros

Para alterar ou evitar esse quadro é essencial que o indivíduo adote um estilo de vida saudável e faça mudanças positivas no seu cotidiano. Para começar é preciso ter uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos regularmente e abandonar os vícios prejudiciais ao organismo. “A saúde bucal está diretamente ligada à prevenção, diagnóstico precoce e controle de diversas doenças e na promoção da saúde geral”, destaca o especialista em ortodontia e ortopedia facial Juarez Köhler, que também faz parte da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.

A escovação dos dentes e higienização bucal deve ser feita sempre após as refeições e antes de dormir, pois durante a noite as bactérias se proliferam mais rapidamente, aumentando os danos. A escova deve ter o tamanho adequado e cerdas macias. “O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia, principalmente por quem utiliza aparelhos ortodônticos, pois estes dispositivos retêm ainda mais os alimentos na arcada dentária. A língua também deve ser escovada, sempre da parte interna para a ponta, facilitando a eliminação dos resíduos que causam o mau hálito”, ensina Juarez.

As crianças, mesmo os bebês, precisam ser assistidas pelos pais, que devem dar o auxílio necessário no que diz respeito à limpeza da boca.

Mesmo antes dos dentes nascerem, a região deve ser limpa com fralda ou gaze umedecida com água filtrada. “A gengiva, a língua e as bochechas devem ser bem limpas. Este é o primeiro passo para criar o hábito da higiene bucal. Quando os dentes nascerem pode-se dar início a escovação, com uma escova pequena molhada com água e sem creme dental, para evitar a ingestão de flúor”, informa o especialista.

Depois dos quatro anos a escova pode conter uma pequena quantidade de pasta, do tamanho de um grão de arroz, e os pais devem ensinar a criança a cuspir a substância. É importante que haja o acompanhamento até que o pequeno aprenda a escovar os dentes corretamente. “Mesmo depois que ela já estiver fazendo a higienização sozinha é importante que os pais sempre confiram o boca para verificar se a limpeza foi o suficiente e se não há nenhum resquício de alimento. A saúde bucal começa na infância e traz benefícios para toda a vida”, acrescenta.