Mercado imobiliário está aquecido e previsões são otimistas



Investir em imóveis é mais lucrativo do que aplicar dinheiro em outras formas de investimento. 

O setor da construção civil gerou 186.224 novos empregos formais no primeiro semestre deste ano, ficando atrás apenas da agricultura, que criou 235.381 postos de trabalho. Os números revelam como o mercado brasileiro estáaquecido, apontando que a demanda é crescente. “Isto se reflete diretamente no segmento imobiliário. Com o surgimento de várias possibilidades para a aquisição de imóveis a demanda aumenta constantemente, mas a oferta não consegue suprir toda a procura”, aponta Bárbara Silva Freitas, diretora financeira e administrativa da Primar Administradora de Bens. 

Com a alta demanda o investimento em imóveis se tornou um bom negócio, especialmente pelos problemas enfrentados no setor como a escassez de terrenos em locais privilegiados. “Além disso, existem os vazios urbanos, espaços no meio da cidade que não estão à venda, mas também não estão sendo utilizados. Muitas vezes o proprietário aguarda uma alta valorização no preço do terreno ou imóvel para então efetuar a venda. O poder público tenta combater estas ações consideradas especulativas, porém nem mesmo a aplicação da legislação é o suficiente”, ressalta. 
Para quem não quer perder tempo – nem dinheiro – a construção de imóveis com a finalidade de obter receita a partir do aluguel é uma boa opção de investimento. Outra alternativa, considerada ainda melhor, é incrementar a renda com a valorização do imóvel. “Comprar um terreno, investir na construção e ter um pouco de paciência pode gerar lucros melhores do que qualquer outra aplicação de renda fixa no Brasil. O momento é ótimo e os eventos esportivos dão um empurrão positivo no cenário”, destaca. 

O crédito imobiliário contribui para o crescimento do setor. A previsão de alta é pequena e o comportamento domercado é considerado normal, já que os preços se acomodam devido à cautela para evitar qualquer surpresa no futuro, como a bolha que estourou em crise nos Estados Unidos. “Mesmo assim as estimativas são muito promissoras. No Brasil as condições, como, por exemplo, as exigências para obter crédito nos bancos, não favorecem furos no mercado, assegurando crescimento sustentável, negócios mais seguros e uma economia saudável”, evidencia. 
A segurança do mercado imobiliário atrai todos os tipos de investidores, desde as grandes empresas eincorporadoras, até mesmo o pequeno investidor, que deseja uma renda estável com a venda do imóvel ou com o aluguel. “Investir em imóveis, terrenos, construções residenciais ou comerciais sempre será um bom negócio. Além do valor das transações serem altas, os imóveis são bem duráveis que se ficarem parados podem dar lucro da mesma maneira, sem muitos riscos de prejuízo”, observa. 

A preferência pelo investimento imobiliário no país tem motivos peculiares ao cenário brasileiro – com a maior taxa real de juros do mundo, mesmo com as oscilações da economia os imóveis apresentam ganhos reais. “A menor liquidez nos ativos também é outro fator que anima os investidores. O imóvel é um bem que pode ser convertido em dinheiro com rapidez e não há grandes perdas significativas do valor total. Sem contar que vários fatores externos influenciam a valorização do bem, como o aumento da infra-estrutura da região onde ele está localizado”, acrescenta. 

No Rio de Janeiro a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o recebimento de grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo são acontecimentos que valorizam ainda mais os imóveis. “Com a redução da criminalidade após as UPPs outras regiões cariocas poderão gerar ainda mais lucro para os investidores. O aumento de renda da população, somado ao déficit habitacional resultam em mais lucro para quem aplica seu dinheiro em imóveis”, finaliza. 

Primar Administradora de Imóveis 
Site: http://www.primaradministradora.com.br/ 
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2195469953621198507 
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117502847&refresh=1 
Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001194175270 
Página no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Primar-Administradora/103513533031127 
You Tube: http://www.youtube.com/user/PrimarAdministradora?feature=mhee 
Twitter: http://twitter.com/#!/AdmPrimar 
Blog: http://primaradministradora.blogspot.com/ 
Clipping Blog: http://clippingprimar.blogspot.com/ 
Flickr: http://www.flickr.com/photos/primaradm 
E-mail: primar.adm@gmail.com 
Fone: (21) 3297-8686 
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, N° 324, grupo 212 CEP: 20770-000 Rio de Janeiro – RJ.