Peeling de cristal renova a pele sem dor


Procedimento rejuvenesce o rosto e não exige muitos cuidados após a aplicação.

Tristeza, felicidade, raiva, alegria, surpresa, nervosismo, susto e ternura são algumas das expressões manifestadas pelo rosto. Para poder expressar estes e outros sentimentos, os músculos da face tem que trabalhar pelo menos 15 mil vezes por dia. “A quantidade de movimentos é muito grande e não há como fugir das rugas e marcas de expressão que surgem ainda quando a pessoa é jovem e se intensificam com o passar dos anos”, declara a especialista Tereza Revoredo, esteticista, massoterapeuta e aromaterapeuta da T&T Clínica Estética.

 
Os fatores genéticos podem determinar o momento em que as linhas de expressão vão marcar o rosto e a intensidade dos sulcos. Porém, mais cedo ou mais tarde todo mundo será acometido pelas indesejáveis marcas do tempo. “Por volta dos 20 anos o processo de envelhecimento natural da pele tem início, pois é neste período que os mecanismos que defendem o organismo ficam mais lentos e a produção celular começa a diminuir. Com o envelhecimento a pele também perde substâncias responsáveis pela retenção de água, acelerando a sua degradação”, acrescenta.

 
Para minimizar os efeitos do tempo o jeito é recorrer aos tratamentos estéticos que melhoram o aspecto da pele e conferem um ar mais jovial para o rosto. O peeling de cristal é um método indicado especialmente para quem tem rugas e sulcos superficiais ou profundos. “Esta técnica também pode ser feita em casos de sequelas de acne, cicatrizes de queimaduras, manchas, estrias, poros dilatados e para rejuvenescimento”, explica Tereza Freire, profissional que também atua na T&T Clínica Estética como esteticista, massoterapeuta e enfermeira.
O peeling de cristal é um método que surgiu na Itália e é feito com um aparelho específico, que lança micro cristais de óxido de alumínio diretamente sobre a pele. Freire esclarece que ao mesmo tempo em que o dispositivo lança a substância também aspira os micro cristais. “A intensidade é controlada pelo profissional que faz o tratamento no paciente. A vantagem deste tipo de peeling é que o procedimento é considerado simples, com rápida recuperação e não impede que o paciente dê continuidade as suas atividades normais no mesmo dia após a aplicação”, destaca.
Apesar de ser italiano, o procedimento estético é um dos mais realizados nos Estados Unidos. Os americanos chamam o peeling de cristal de “lunch peel”, que significa peeling na hora do almoço, devido a sua praticidade e rapidez. “Como é um método mecânico que não deixa resíduos na pele a exposição solar não causa danos a pele, o que possibilita a realização do tratamento em qualquer época do ano. Outra característica que agrada os pacientes é que este peeling é praticamente indolor, não causando grandes incômodos”, ressalta Freire. 

 
Na primeira sessão já é possível perceber os resultados, com a melhora da tonicidade e da textura da pele. O procedimento retira, de forma suave por meio da microdermoabrasão, a camada mais externa da derme e estimula a produção de colágeno e o crescimento de uma nova camada. “O colágeno são as proteínas formadas por aminoácidos e tem a função de manter as células unidas. Ele é considerado o principal componente protéico da pele, dos ossos e da cartilagem do organismo”, afirma Revoredo. 

 
O número de sessões varia conforme a necessidade do cliente e o nível de degradação da pele. Normalmente são indicadas pelo menos cinco sessões, já que as primeiras aplicações são mais superficiais e conforme o tratamento avança aumenta a profundidade. “Cada sessão dura de 20 a 30 minutos e é recomendado que o paciente espere no mínimo 15 dias para a realização de uma nova aplicação. O peeling de cristal não é indicado para gestantes, pessoas com infecções na pele ou com acne nos graus dois, três ou quatro”, observa Revoredo.