No último dia 12 de setembro foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído no Congresso Anual 2007 da FDI World Dental Federation, em Dubai, Emirados Árabes, com a participação da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Nacional. “A data incentiva ações que contribuam para a conscientização da importância da saúde bucal. Mas é bom lembrar que para uma boca saudável é preciso ter cuidados todos os dias”, frisa o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler.
As questões bucais têm influência direta sobre a saúde do organismo como um todo. É por meio da boca que os alimentos entram no corpo e conforme as escolhas de cada pessoa o que é consumido pode trazer benefícios ou malefícios a saúde. “O abuso na ingestão de açúcar, gordura, sal e maus hábitos como o tabaco e o consumo de álcool podem causar doenças graves, como as cardiovasculares, câncer, obesidade, diabetes e outros males”, explica o especialista, que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.
Os profissionais que atuam com a saúde bucal podem detectar os fatores de risco dessas doenças a partir do exame das condições dos dentes, gengiva, língua e outras estruturas que fazem parte da boca. “A bochecha, os lábios, o palato e os ossos faciais também compõe esta parte do organismo. Todos são fundamentais para que funções como a mastigação, deglutição, respiração e fala sejam executadas da forma correta. Se alguma estrutura estiver danificada podem surgir graves consequências para o organismo, como problemas respiratórios e distúrbios do sono”, esclarece.
O ortodontista, que também é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, aponta que ao examinar a boca o especialista tem capacidade de identificar sinais que indicam problemas de saúde. “Além dos sintomas das doenças bucas, o profissional pode ter acesso a comportamentos de risco. O fumo e o consumo de álcool podem ser facilmente identificados por meio de manchas dentro da boca e alterações nos dentes e mucosas. Já a presença de cáries pode sinalizar que o paciente ingere açúcar em excesso e possui uma má alimentação”, observa.