Massagem define os contornos corporais


Ficar com o corpo em forma é uma tarefa árdua, que exige controle na alimentação e muito esforço físico e mental para aguentar ritmo na academia. Tem gente que nem suporta a ideia de passar algumas horas malhando e fazendo exercícios nos aparelhos. Para quem não quer saber de academia, a massagem modeladora é uma boa solução. “É uma massagem específica que tem como objetivo reduzir medidas e esculpir o corpo”, ressalta Tereza Revoredo, esteticista, massoterapeuta e a aromaterapeuta da T&T Clínica Estética.
A gordura localizada, a celulite e a flacidez são causadas por diversos fatores como estresse, oscilações hormonais, sedentarismo, questões hereditárias, uso frequente de roupas justas e excesso de gordura na alimentação. “Mesmo com as atividades físicas e as mudanças na dieta os resultados podem demorar a aparecer. Por isso os tratamentos estéticos agem como aliados da boa forma e da qualidade de vida”, considera. 
Além da redução da gordura localizada – o que se reflete em centímetros a menos nas medidas – a massagem propicia diversos benefícios, como melhora da oxigenação dos tecidos, redução da celulite e da flacidez e hidratação da pele. “A técnica também estimula a circulação sanguínea e relaxa a musculatura, propiciando uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Os toques manuais ainda remodelam os contornos corporais”, afirma a profissional.
A técnica utiliza apenas as mãos do profissional e não requer o uso de aparelhos ou outras ferramentas para sua execução. As pressões são feitas em diferentes locais do corpo, como a barriga, coxas e quadris. “Com os movimentos rápidos e intensos de deslizamento e amassamento a massagem ajuda a eliminar as gorduras localizadas, acumuladas dentro das células”, esclarece a esteticista Tereza Freire, que também é massoterapeuta e enfermeira da T&T Clínica Estética.
Com as pressões as toxinas são enviadas pela corrente sanguínea, que por sua vez envia as substâncias para que sejam eliminadas pela urina e pelo suor. “São utilizados cremes hidratantes e óleos com propriedades ativas que auxiliam a massagem e evitam o atrito das mãos na pele. O corpo da paciente pode ficar dolorido nas primeiras sessões, mas com o passar do tempo o organismo se acostuma e o desconforto passa”, destaca Freire. 
É como amassar pão. A paciente é bem ‘amassada’ para obter resultados satisfatórios. Mas não basta massagear, tem que controlar a alimentação e fazer alguma atividade física, como caminhada. “Para reduzir a celulite, por exemplo, é preciso evitar o consumo de refrigerantes, excesso de açúcar e comidas gordurosas. Caso contrário a massagem não será tão eficiente”, observa Freire.
Para quem perdeu muito peso ou ficou grávida e a pele está flácida, a massagem também proporciona excelentes resultados. Não existem restrições quanto a idade ou peso e antes de dar início ao tratamento é feita uma pré-avaliação para diagnosticar se há alguma contra-indicação. “Cada sessão tem a duração de no mínimo 50 minutos e o tratamento inicial é composto por 10 sessões”, finaliza a enfermeira.