Massagem feita com bambu melhora qualidade de vida

 
Técnica que utiliza óleos e varetas de bambu relaxa, reduz medidas e diminui a tensão dos músculos.

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que nove em cada 10 pessoas do mundo sofrem com estresse. O mal prejudica a qualidade de vida e pode estimular o surgimento de diversas doenças como câncer, hipertensão e problemas cardiovasculares. “Existem várias formas de combater o estresse. Uma delas é fazendo sessões de massagem, que relaxam e ainda proporcionam outros benefícios”, observa Tereza Revoredo, esteticista, massoterapeuta e a aromaterapeuta da T&T Clínica Estética.


Revoredo explica que são inúmeras técnicas de massagem, cada uma com uma metodologia diferente e resultados que também variam. A Bamboo Massage, por exemplo, utiliza pedaços de bambu, óleos com propriedades relaxantes e as pressões manuais do profissional. “Esta técnica é a associação de uma massagem que equilibra o corpo e a mente a partir de alongamentos e óleos, denominada ayurvédica, e das pressões nos pontos meridianos, provenientes do shiatsu”, afirma.

A Bamboo Massage surgiu na França e se espalhou por outros países, como o Brasil, onde ganhou muitos adeptos e continua conquistando mais simpatizantes. “As fricções com os paus de bambu são suaves e não machucam. O terapeuta utiliza bambu de várias espessuras e comprimentos para estimular diferentes partes do corpo, levando em consideração a pressão dos cruzamentos vasculares e o contorno da região do corpo que está sendo massageada”, esclarece a esteticista Tereza Freire, que também é massoterapeuta e enfermeira da T&T Clínica Estética.

Os bambus são utilizados como prolongamento dos dedos, permitindo que os toques alcancem mais lugares. Eles também promovem efeitos semelhantes aos da drenagem linfática. “A pressão exercida com os bambus estimula os gânglios, contribui para que os fluidos sejam drenados e consequentemente reduz os furinhos que incomodam muita gente, a celulite. É uma técnica que proporciona resultados completos, relaxa, reduz medidas, favorece a regeneração dos tecidos e também deixa os menos músculos tensos”, ressalta Freire.

Cada sessão tem a duração de pelo menos uma hora e quinze minutos, tempo suficiente para deixar qualquer um nas nuvens depois de dias estressantes em casa ou no trabalho. “O esteticista começa pelas costas, continua na parte de trás das pernas e vai até os pés. Neste momento o paciente se vira e deita de barriga para frente, então é hora do abdômen e da parte frontal das pernas receberem os estímulos. O rosto também é massageado com as varetas e é a última parte a ser tocada”, detalha Freire.

Os óleos utilizados são escolhidos de acordo com o perfil do cliente e podem variar de uma sessão para outra. Antes de começar o tratamento, o cliente responde um questionário que revela como está o seu humor e o profissional determina qual essência usar, se é calmante, sensível ou energética. “Desta maneira a terapia fica ainda mais personalizada”, conta Freire, que ainda comenta que não há um intervalo definido entre as sessões e normalmente os clientes fazem o procedimento uma vez por semana.

Mas só as sessões de Bamboo Massage não basta para ficar com o corpo em forma. É preciso associar a técnica a exercícios físicos e alimentação equilibrada, que complementam o tratamento e são fundamentais para que os resultados sejam mais intensos e duradouros. “Os exercícios tonificam os músculos e a dieta saudável contribui para que as gorduras localizadas não se acumulem. Além disso os hábitos saudáveis são essenciais para a saúde do organismo como um todo”, destaca Revoredo.