Desafios não podem ser encarados como bicho de sete cabeças


Profissionais devem aproveitar a oportunidade para ascensão na carreira, desenvolvimento e demonstração de habilidades.

Sair da zona de conforto é difícil para qualquer pessoa, seja na vida pessoal ou profissional. No ambiente de trabalho as mudanças podem ser encaradas como um obstáculo que impedirá a continuidade do trabalho ou como uma oportunidade superar desafios. De acordo com Sidney Alves, gestor de carreira da RH Capital, empresa de recursos humanos, o funcionário deve ter em mente que demonstrar resistência a alterações no cotidiano da empresa pode ser visto pelos gestores e líderes como um ponto negativo. “Os desafios promovem o crescimento profissional e estimulam a inovação”, destaca.

No início as novas responsabilidades ou mudanças podem assustar e até tirar o sono do profissional, mas tudo deve ser visto com naturalidade, refletindo amadurecimento nas questões profissionais. Novas metas devem ser perseguidas com vontade e sem pensamentos negativos. “Se o funcionário recebeu uma meta é sinal de que ele é visto como uma pessoa que tem capacidade para atingi-la. As mudanças são benéficas, pois impedem a estagnação dos talentos e promovem o desenvolvimento”, considera. 
Outra vantagem de enfrentar novos desafios é superar limites e se surpreender com competências que estavam adormecidas ou escondidas pela ociosidade. Isto possibilita a busca de novos horizontes dentro da própria empresa ou da carreira. “Ao impor mudanças a empresa também demonstra que possui confiança nos profissionais e estes por sua vez se sentem mais valorizados. Além disso, o currículo também fica enriquecido, já que é importante apresentar os resultados conquistados dentro de uma companhia”, observa.

O profissional deve aproveitar a chance para aprimorar as competências que já possui e ainda propor outras inovações que beneficiem o dia a dia no trabalho e tenham como resultados a melhora no clima organizacional e até o aumento na produtividade. “Uma dica é colocar em prática todos os conhecimentos obtidos por meio do estudo e da experiência adquirida com o passar do tempo. Desta forma o profissional se torna mais competitivo e se fortalece para enfrentar qualquer problema que possa surgir ou até mesmo superar os próximos desafios”, acrescenta.

Atingir metas contribui ainda para aumentar a motivação e a integração da equipe, especialmente pela importância dada pelas empresas ao trabalho em equipe. “É um momento que pode ser decisivo para a ascensão profissional, por isso é importante estar aberto a mudanças. Se destacar é fundamental e no fim o resultado influenciará decisões que podem afetar os rumos da carreira do funcionário, seja dentro ou fora da organização. Além disso, nada melhor do que sentir que a missão foi cumprida”, finaliza Alves.

Serviço: RH Capital
Site: http://www.rhcapital.com.br
Email: sidney@rhcapital.com.br 
Fone: 41 3022-2454 e 3023-7919.
Endereço: Rua Monsenhor Celso, 211, 6 andar, sala, 601 Centro.