Cirurgia plástica elimina a papada e remove a pele em excesso da região do pescoço

 
A famosa 'papada' é um dos sinais do envelhecimento que mais incomoda homens e mulheres após os 30 anos.

A famosa ‘papada’ é um dos sinais do envelhecimento que mais incomoda homens e mulheres após os 30 anos. Ela aparece devido à perda de elasticidade da pele e do músculo do pescoço, fazendo com que a gordura se acumule abaixo do queixo. “Também há o chamado ‘queixo duplo’, que é quando a gordura se acumula na região sem haver a flacidez. Para os dois casos há intervenções cirúrgicas que podem solucionar os problemas”, aponta o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.

Para as pessoas mais jovens, que ainda tem a pele elástica, o indicado é a lipoaspiração cervical ou de submento. O procedimento consiste em retirar a gordura localizada através de micro cânulas introduzidas abaixo do queixo. “Para a realização da cirurgia é necessário anestesia local e a sedação do paciente. O procedimento dura cerca de uma hora e a cicatriz é mínima, sem a necessidade de fazer pontos”, explica o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Segundo Pacheco, os cuidados pós-operatórios são simples. Após uma semana é possível retornar ao trabalho e aos estudos e é recomendado evitar a prática de exercícios físicos e exposição solar por pelo menos 30 dias. “A região fica inchada, sintoma que desaparece de duas a quatro semanas depois da lipoaspiração, e pode apresentar manchas rochas que somem gradativamente”, ressalta.

Já para quem tem mais de 40 anos é preciso mais do que a lipoaspiração. Como nesta faixa etária a pele é mais flácida, sua capacidade de aderência a musculatura é menor e é necessário remover a pele em excesso. “A lipoaspiração suga a gordura e a plástica retira a sobra de pele da região. Neste caso são feitas incisões atrás da orelha e a pele e o músculo do pescoço são esticados”, esclarece Pacheco.

O médico observa ainda que uma semana após as cirurgias o paciente deve se submeter a sessões de drenagem linfática, que reduzem o inchaço e os edemas. “A drenagem ativa a circulação sanguínea, elimina toxinas, reduz as dores e fortalece o organismo contra infecções, já que contribui para o aumento das células de defesa. A técnica também é importante para que o organismo reaja aos procedimentos e se recupere mais rapidamente”, acrescenta.

Quanto aos riscos, Pacheco alerta que é imprescindível procurar um cirurgião qualificado para realizar o procedimento, pois qualquer intervenção na face exige cautela. “O rosto possui muitos vasos e nervos que se forem afetados podem causar a paralisação de movimentos da boca e da sobrancelha, por exemplo. Conhecimento técnico e experiência são fundamentais para que toda a região seja preservada”, finaliza.