Dedos extras podem ser removidos com cirurgia plástica

A Polidactilia é uma alteração genética e hereditária caracterizada pela presença de mais de cinco dedos nas mãos ou nos pés.

Quando os pais aguardam o nascimento do seu bebê uma das preocupações é se a criança vai nascer perfeita, sem nenhum problema de formação corporal. A tecnologia atual utilizada na medicina permite saber com antecedência quais os problemas que o feto pode apresentar ao nascer. “O ultra-som é uma ferramenta importante, que pode detectar doenças, síndromes e até mal-formações congênitas durante a gravidez, possibilitando que os pais e médicos estejam cientes das necessidades da criança”, ressalta o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco.


Pacheco explica que o excesso de dedos, denominado Polidactilia, pode ser diagnosticado antes mesmo de o bebê sair de dentro da barriga da mãe. “A Polidactilia é um problema de formação que pode atingir as mãos ou os pés e é caracterizada pela presença de mais dedos do que o normal. Eles podem ser totalmente desenvolvidos e desempenhar funções como os outros ou serem pouco desenvolvidos e unidos por uma espécie de haste”, esclarece o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A Polidactilia é uma alteração genética que pode ser passada de pai para filho, ou seja, quem nasce com o problema tem 50% de chances de ter filhos com dedos a mais. “A cirurgia precoce, que pode ser realizada a partir dos seis meses de idade, ajuda a garantir o desenvolvimento adequado dos membros afetados e evita impactos negativos na auto-estima da criança, como dificuldades de aprendizado e de sociabilidade por causa do preconceito dos colegas de escola”, destaca.

A formação de dedos extras pode ocorrer apenas em uma mão ou em um pé, chamado de condição unilateral, ou ocorrer em ambos os pés ou mãos, chamado de bilateral. “As denominações também podem variar de acordo com a posição do dedo sobressalente. Se ele estiver localizado próximo ao menor dedo da mão ou pé chama-se pós-axial. No caso do dedo extra estar posicionado próximo ao dedão é chamado de pré-axial. Há ainda outras classificações que variam conforme a origem e a gravidade do problema”, observa.

A cirurgia plástica para a remoção do dedo extra é um dos principais procedimentos realizados em crianças e o tratamento cirúrgico é indicado para melhorar a parte funcional e a estética do órgão. “Para a retirada do dedo é necessário fazer diversos exames que auxiliem o médico a identificar o melhor método e qual dedo deve ser retirado. O especialista também avalia o funcionamento dos dedos e se o procedimento pode causar alguma intervenção nos tendões da mão ou do pé afetado”, acrescenta.