Pacotes de viagem facilitam turismo internacional

Viajar para o exterior é o sonho de várias pessoas, mas muitas vezes este desejo não é realizado por questões financeiras, afinal sair do país pode exigir um alto investimento financeiro. Atualmente várias alternativas contribuem para que o turismo em outros países continue crescendo. “A possibilidade de parcelar o valor total em várias vezes, no caso dos pacotes de viagem, ou os descontos oferecidos pelas ofertas coletivas facilitaram o acesso a este tipo de passeio”, explica Aldo Siviero, diretor do portal iTrip.
Os pacotes de viagem são considerados uma boa opção devido a comodidade e também pela economia – comprar um pacote é mais barato do que viajar por conta própria. “Mesmo sendo previamente programados há pacotes que oferecem mais liberdade de programação, como é o caso dos individuais. No ato da adesão o cliente já tem a contratação prévia das empresas de transporte e também do local de hospedagem”, afirma Siviero, que é vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ).
A excursão é outro tipo de pacote de viagem, que não possui flexibilidade como o individual. Na excursão a programação é toda agendada e não é possível alterar os roteiros ou horários, pois eles já são estabelecidos pela agência, assim como o transporte e a hospedagem. “O comprador deve tomar o cuidado de se informar sobre o número mínimo de turistas que é necessário para que a excursão seja realizada. Se a quantidade mínima de pessoas não for atingida não é possível montar o grupo e a viagem pode ser cancelada”, recomenda.
Outra dica importante é verificar todas as taxas que são cobradas e quais são os valores para diferentes categorias de passagens, tipos de acomodação e até mesmo das refeições oferecidas. “Quanto mais informações o turista obter, melhor. E estas devem ser claras e objetivas, evitando confusões durante a viagem. Para as viagens internacionais é bom lembrar que em outros países as moedas são diferentes e o câmbio pode alterar os gastos. Por isso é importante estar atento aos valores reais, para não se enganar”, observa.
O viajante também deve analisar o contrato com cautela e se certificar de que tudo o que está sendo prometido será cumprido e o mais importante – se tudo o que está sendo pago está incluso no documento. “É fundamental ler todas as cláusulas e analisar se há possibilidade de fazer alterações nos passeios, transportes e hotéis para o caso de acontecer algum imprevisto. Não esqueça de confirmar todos os dados, datas e locais antes de assinar o contrato”, acrescenta Siviero.