Conheça os benéficos da corrente russa

 
Tratamento criado originalmente para tonificar músculos dos astronautas é utilizado na estética corporal.

Ter um corpo em forma e definido é o desejo de muita gente que lota as academias, consultórios de cirurgia plástica e de nutrição e clínicas estéticas. Os procedimentos de beleza são mais do que momentos de relaxamento, eles complementam os esforços durante os exercícios físicos e os cuidados com a alimentação. “Os tratamentos estéticos ajudam a aprimorar os resultados e a eliminar as gorduras localizadas, a flacidez e tonificar os músculos”, ressalta Tereza Freire, esteticista, massoterapeuta e enfermeira da T&T Clínica Estética.


Freire conta que na T&T a corrente russa é um dos tratamentos mais procurados quando o assunto é tonificação muscular. As sessões são indicadas para quem tem flacidez nos músculos dos glúteos, coxas, braços e abdômen. “A corrente russa pode ser utilizada principalmente no período pós-parto, antes e depois da realização de cirurgias plásticas e após o processo de emagrecimento. Os resultados são mais eficazes quando há a associação de hábitos saudáveis”, observa.

A técnica surgiu nos anos 80 e era utilizada para estimular a tonificação dos músculos dos astronautas russos, que passavam meses em suas missões fora da terra. Como eles não podiam se exercitar, o tratamento ajudava a evitar a perda de tônus muscular durante as viagens. “Naquela época a tonificação era realizada por meio de um aparelho de eletroterapia que promovia as contrações nos músculos. Os resultados foram considerados tão eficientes que o procedimento teve continuidade e perdura até hoje”, conta.

Com a evolução da tecnologia, os equipamentos utilizados hoje na corrente russa são bem diferentes do que na época em que foi criada. O sistema é totalmente computadorizado e durante o tratamento são emitidos impulsos elétricos diretamente nos músculos. “Existem fibras que são responsáveis pela sustentação do corpo e pela firmeza. Elas são caracterizadas como fibras brancas e vermelhas e é exatamente nelas que os impulsos atuam, estimulando a tonificação muscular”, explica.

Atualmente a corrente russa é usada especialmente em tratamentos corporais e na recuperação de lesões nos músculos. O procedimento é considerado um dos melhores no que diz respeito à luta contra a celulite, flacidez e gordura localizada. “O ideal é que o paciente faça no mínimo 20 sessões para que os resultados sejam realmente eficazes e é fundamental que os profissionais sejam especializados”, enfatiza Tereza Revoredo, que também atua na T&T Clínica Estética como esteticista, massoterapeuta e aromaterapeuta.

Outros benefícios do tratamento são a melhora no fluxo sanguíneo e a redução de medidas. Para a realização da sessão são colocados eletrodos na pele e as correntes elétricas são aplicadas de maneira terapêutica, enrijecendo e tonificando a musculatura. “A corrente é regular, de baixa voltagem e frequência e pouca intensidade. Uma sessão corresponde a aproximadamente 500 abdominais. Mas não deve-se substituir os exercícios pela corrente russa, eles devem ser complementares”, lembra a esteticista.

Mesmo sendo um tratamento considerado seguro existem algumas contra-indicações para a realização da técnica. Pessoas com epilepsia, problemas pulmonares, doenças cardiovasculares, pressão desregulada (hipertensão ou hipotensão) e problemas circulatórios não devem se submeter à corrente russa. “Gestantes, portadores de marca-passo e quem tiver alguma região com dermatite ou dermatose também deve passar longe dos eletrodos”, recomenda Revoredo.