Com crescimento expressivo, o segmento também é fortalecido com a importação de produtos.
O mercado de cosméticos brasileiro está a todo vapor. De acordo com Instituto Euromonitor, o segmento faturou US$ 43 bilhões em 2011. O crescimento foi de 18,9% e, no cenário mundial, o Brasil, que teve participação de 10,1%, ficou atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, que registraram 14,8% e 11,1% respectivamente. “O bom momento da economia é um fator que contribuiu para o desenvolvimento desta área”, acredita o empresário Ricardo Prado Filho.
Entre
os produtos mais consumidos estão os artigos de perfumaria,
desodorantes e itens para o público infantil. Protetores solares,
produtos masculinos a as linhas de higiene oral, cabelo e banho estão em
segundo lugar na lista dos mais vendidos. “É uma questão cultural. Os
brasileiros, além de tomarem mais banhos do que muitos outros povos, não
saem de casa sem passar um desodorante, um perfume e um creme no
rosto”, afirma Ricardo.
O
levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal,
Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que, nos últimos 16 anos, o
crescimento do setor foi de 360%. “Além de produzir variadas linhas de
produtos para pele, cabelos, unhas, maquiagem e higiene pessoal, o
Brasil também importa produtos de outros países”, aponta Ricardo,
sócio-diretor do grupo Pura Vida.
A
Pura Vida Imports é um exemplo. A empresa importa cosméticos dos
Estados Unidos, Israel e do Chile. O seu principal diferencial é a
preocupação com a inovação e as novidades do mercado externo. “Entre as
principais marcas de produtos trazidos pela Pura Vida Imports estão a
Attitude Line (EUA), a Uvamia (Chile), a Minerals Aromatics (Israel) e a
Reeflis (EUA)”, comenta.
A
Attitude Line e a Minerals Aromatics fabricam produtos com nutrientes
do Mar Morto, reconhecido mundialmente por suas propriedades
terapêuticas e benéficas para a pele e para a saúde. Já a Uvamia produz
cosméticos com os polifenóis da vinhoterapia, capazes de combater os
radicais livres, e a Reeflis atua com produtos para manter as unhas
saudáveis. “A comercialização é feita na Skin Shop Cosmetics, que possui
quiosques e uma loja virtual”, acrescenta.
Para
entrar em terras brasileiras, todos os cosméticos passam pela aprovação
da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ricardo conta que
a aceitação dos produtos é ótima e a qualidade superior agrada até o
mais exigente público. “Em breve a Skin Shop Cosmetics será transformada
em uma franquia para que as lojas e quiosques possam estar em todas as
regiões do Brasil. E estamos planejando incorporar outros produtos de
beleza na loja”, finaliza.
Grupo Pura Vida
Tel: 41 – 3045-8584
Site: www.grupopuravida.com.br
Loja Virtual: http://www. skinshopcosmetics.com.br
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 51, conj 1202B - Centro – Curitiba PR