Distúrbios do sono na infância causam malefícios no futuro


Tratamento precoce e interdisciplinar evita prejuízos ao desenvolvimento craniofacial.

A infância é uma fase de extrema importância para o crescimento do corpo humano. Neste período o corpo sofre grandes transformações e se prepara para ser perfeito no que diz respeito ao seu funcionamento e sua beleza estética. Vários fatores contribuem para o correto desenvolvimento corporal e craniofacial, assim como outros prejudicam este processo. “Qualquer alteração que ocorra na infância certamente terá consequências na fase adulta”, ressalta o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler, que integra a equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial.
O especialista aponta que o ronco é um fator que tem chamado a atenção de pesquisadores com relação ao processo de crescimento e desenvolvimento craniofacial, principalmente quanto a região dentofacial, que inclui a boca, a língua, os dentes e as estruturas próximas. “A apnéia obstrutiva do sono em crianças também tem despertado o interesse dos estudiosos devido a sua influência sobre este processo e as consequências no futuro”, destaca Gerson, que atua de maneira interdisciplinar em casos de distúrbios do sono e é membro da Associação Brasileira de Sono.
A apnéia obstrutiva do sono é um distúrbio caracterizado pela interrupção da respiração durante o sono. Os intervalos sem respirar são breves, mas nocivos à saúde. Além da redução na oxigenação do cérebro, a apnéia impede a progressão do sono para as fases mais profundas e provoca problemas de memória, concentração, baixo rendimento escolar e sonolência diurna. “Os distúrbios do sono ainda aumentam o risco do surgimento de doenças graves como a obesidade, problemas cardiovasculares e fadiga crônica”, observa o ortodontista.
Para estudiosos do Ambulatório dos Distúrbios do Sono da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a obstrução nasal é um fator inicial, precoce e determinante da respiração bucal e seus efeitos no desenvolvimento do rosto infantil. “A obstrução nasal ocorre normalmente por causa do crescimento excessivo das amigdalas palatinas e da adenoide. O ronco é um dos indícios de que a criança está respirando de modo incorreto, pela boca e não pelo nariz, estimulando a instalação da apnéia obstrutiva do sono”, afirma Gerson.
Juarez Köhler, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial da Köhler Ortofacial, aponta que a respiração bucal pode causar alterações faciais que ocorrem de maneira progressiva e continuada. “Crescimento inadequado de maxila e mandíbula, atresia de arcadas dentárias, diminuição de tamanho dos seios paranasais e frontais, aprofundamento e estreitamento do palato, alteração da tonicidade e posição da língua, palato mole e úvula e redução das dimensões nasais são alguns dos malefícios causados pela respiração errada”, alerta.
Juarez destaca que a criança pode ficar com dismorfia facial, ou seja, ter sua face estreitada e com aspecto alongado. O tratamento dos fatores que podem obstruir as vias aéreas superiores deve ser precoce e incluir a participação de médicos otorrinopediatras, ortodontistas pediátricos e ortopedistas faciais. “A intervenção precoce evita que na fase adulta o indivíduo se torne um roncador e apnéico. O diagnóstico pode ser feito por vários profissionais da área da saúde, como o médico pediatra, odontopediatra, otorrinopediatra, ortodontista pediatra, ortopedista facial ou ainda fonoaudiólogo mioterapeuta”, acrescenta.
Gerson enfatiza que a atuação interdisciplinar precoce previne os males funcionais e estéticos que a respiração bucal, a obstrução das vias aéreas, a apnéia e o ronco podem causar. “Estas providências precoces e preventivas deveriam ser uma rotina com relação ao crescimento e desenvolvimento facial e aos distúrbios da respiração e do sono em crianças. Quanto mais cedo for feito o acompanhamento, menores e menos intensas serão as consequências. Em alguns casos é possível inclusive evitá-las, de modo a proporcionar uma formação facial normal”, finaliza.




Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Fone: 41 3224.4883/3013-0183
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.