Executivos podem otimizar a sua performance com o coaching


O suporte dado pelo coach executivo contribui para direcionar a carreira profissional e aumentar os lucros da empresa.
Planejamento, organização, liderança e controle. Estas são as palavras-chave para definir as funções de um executivo dentro de uma organização. O profissional que ocupa este cargo precisar tomar decisões, alocar recursos e coordenar o trabalho de outros profissionais para que as metas propostas sejam atingidas. “O executivo é quem define os objetivos e traça os possíveis caminhos para que eles sejam concretizados”, observa Bruno Juliani, master coach e presidente da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING).
Para desenvolver um bom trabalho, o executivo deve ter algumas habilidades e competências importantes, como ter a capacidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais. Também é preciso saber trabalhar individualmente e em grupo, identificar problemas e criar soluções ou alternativas para superar os obstáculos. “A liderança é uma característica fundamental para os executivos, seja em empresas ou instituições de pequeno, médio ou grande porte, privadas ou públicas”, ressalta Juliani, instrutor da ABRACOACHING em cursos de formação em coaching.
Os executivos que ainda não conseguiram desenvolver todas as competências necessárias para atuar no universo corporativo podem contar com o apoio do coaching executivo, uma metodologia voltada para a realidade destes profissionais. “O executivo irá frequentar sessões, com duração, horário e quantidade pré-determinadas em um acordo com o instrutor, também denominado professional coach. Esses encontros servem como uma pausa para reflexão e análise das situações que estão ocorrendo. O coachee, ou cliente, é estimulado a encontrar as soluções para os seus problemas”, explica.
coach será encarregado de trabalhar as atitudes, comportamentos e habilidades dos executivos, possibilitando que eles maximizem sua performance e tragam resultados benéficos para a sua carreira e para a empresa onde atuam. “São utilizadas técnicas eficazes e inovadoras para auxiliar os profissionais que ocupam cargos de alta gerência a atingirem o nível máximo do seu desempenho pessoal e profissional. É preciso driblar as limitações e aproveitar todo o potencial que já existe dentro de cada um. Investir no coaching executivo é uma carta na manga para se destacar no mercado”, observa.
 
ABRACOACHING promove curso de Executive Coaching
Nos meses de agosto e setembro, a Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING) irá promover o curso de Certificação e Especialização em Executive Coaching. O primeiro módulo será ministrado nos dias 09, 10, 11 e 12 de agosto e o segundo, nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro. “Este curso é voltado para os coaches que querem atuar com o coaching dentro de organizações do setor público ou privado, independentemente do seu porte. Ao término do treinamento, os coaches estarão preparados para transformar os executivos em líderes extraordinários”, afirma.
Com conteúdo de ponta, as aulas são recheadas de demonstrações, apresentações de cases de sucesso e momentos para praticar de verdade tudo o que foi ensinado. “Não são feitas simulações. Os alunos realmente praticam o que aprenderam para vivenciarem na prática a realidade desta modalidade de coaching. Os participantes são ensinados a usar as melhores práticas, ferramentas, modelos e técnicas de coaching executivo disponíveis no mercado. Todos estes métodos são importantes para conduzir um processo completo com um líder ou executivo”, esclarece.
Além disso, o curso ensina os coaches a se tornarem empresários e a usarem as melhores práticas de marketing e vendas. O treinamento ainda possibilita o desenvolvimento de uma sólida rede de relacionamentos. “As empresas contratam o coach executivo para aumentar o lucro gerado pelos executivos com um custo reduzido. O processo traz vantagens para a organização e para os profissionais que recebem este suporte”, acrescenta.
O programa da Certificação e Especialização em Executive Coaching mostra a realidade mundial dos negócios, os verdadeiros diferenciais das pessoas de sucesso, as principais necessidades das corporações e os diferentes métodos de atuação e métodos para business coaching. “O coach estará apto para apresentar os resultados mensuráveis e efetivos para as corporações, a usar métodos de avaliação de resultados quantitativos e qualitativos, a elaborar propostas comerciais e a mensurar o retorno sobre a expectativa e o investimento”, detalha.
Pré-requisitos para o curso
- Formação em Professional Coach de oito dias presenciais (SLAC, SBC, IBC, ICI, INAP, PNL, Núcleo, Abracem, Formações Ontológicas Metaforum, Net Profit Brasil);
- Comprovação de dois cases de sucesso em coaching;
- Envio de currículo e aprovação em entrevista seletiva.
  Para mais informações, acesse: