O
suporte dado pelo coach
executivo contribui para direcionar a carreira profissional e
aumentar os lucros da empresa.
Planejamento,
organização, liderança e controle. Estas são as palavras-chave
para definir as funções de um executivo dentro de uma organização.
O profissional que ocupa este cargo precisar tomar decisões, alocar
recursos e coordenar o trabalho de outros profissionais para que as
metas propostas sejam atingidas. “O executivo é quem define os
objetivos e traça os possíveis caminhos para que eles sejam
concretizados”, observa Bruno Juliani, master
coach
e
presidente da Academia
Brasileira de Coaching (ABRACOACHING).
Para
desenvolver um bom trabalho, o executivo deve ter algumas habilidades
e competências importantes, como ter a capacidade de aplicar seus
conhecimentos em situações reais. Também é preciso saber
trabalhar individualmente e em grupo, identificar problemas e criar
soluções ou alternativas para superar os obstáculos. “A
liderança é uma característica fundamental para os executivos,
seja em empresas ou instituições de pequeno, médio ou grande
porte, privadas ou públicas”, ressalta Juliani, instrutor da
ABRACOACHING em cursos de formação em coaching.
Os
executivos que ainda não conseguiram desenvolver todas as
competências necessárias para atuar no universo corporativo podem
contar com o apoio do coaching executivo,
uma metodologia voltada para a realidade destes profissionais. “O
executivo irá frequentar sessões, com duração, horário e
quantidade pré-determinadas em um acordo com o instrutor, também
denominado professional
coach. Esses
encontros servem como uma pausa para reflexão e análise das
situações que estão ocorrendo. O coachee,
ou cliente, é estimulado a encontrar as soluções para os seus
problemas”, explica.
O coach será
encarregado de trabalhar as atitudes, comportamentos e habilidades
dos executivos, possibilitando que eles maximizem sua performance e
tragam resultados benéficos para a sua carreira e para a empresa
onde atuam. “São utilizadas técnicas eficazes e inovadoras para
auxiliar os profissionais que ocupam cargos de alta gerência a
atingirem o nível máximo do seu desempenho pessoal e profissional.
É preciso driblar as limitações e aproveitar todo o potencial que
já existe dentro de cada um. Investir no coaching executivo
é uma carta na manga para se destacar no mercado”, observa.
ABRACOACHING
promove curso de Executive
Coaching
Nos
meses de agosto e setembro, a Academia Brasileira de Coaching
(ABRACOACHING) irá promover o curso de Certificação e
Especialização em Executive
Coaching.
O primeiro módulo será ministrado nos dias 09, 10, 11 e 12 de
agosto e o segundo, nos dias 06, 07, 08 e 09 de setembro. “Este
curso é voltado para os coaches
que querem atuar com o coaching
dentro de organizações do setor público ou privado,
independentemente do seu porte. Ao término do treinamento, os
coaches
estarão preparados para transformar os executivos em líderes
extraordinários”, afirma.
Com
conteúdo de ponta, as aulas são recheadas de demonstrações,
apresentações de cases de sucesso e momentos para praticar de
verdade tudo o que foi ensinado. “Não são feitas simulações. Os
alunos realmente praticam o que aprenderam para vivenciarem na
prática a realidade desta modalidade de coaching.
Os participantes são ensinados a usar as melhores práticas,
ferramentas, modelos e técnicas de coaching
executivo
disponíveis no mercado. Todos estes métodos são importantes para
conduzir um processo completo com um líder ou executivo”,
esclarece.
Além
disso, o curso ensina os coaches a se tornarem empresários e a
usarem as melhores práticas de marketing e vendas. O treinamento
ainda possibilita o desenvolvimento de uma sólida rede de
relacionamentos. “As empresas contratam o coach
executivo para aumentar o lucro gerado pelos executivos com um custo
reduzido. O processo traz vantagens para a organização e para os
profissionais que recebem este suporte”, acrescenta.
O
programa da Certificação e Especialização em Executive
Coaching mostra
a realidade mundial dos negócios, os verdadeiros diferenciais das
pessoas de sucesso, as principais necessidades das corporações e os
diferentes métodos de atuação e métodos para business
coaching.
“O coach estará
apto para apresentar os resultados mensuráveis e efetivos para as
corporações, a usar métodos de avaliação de resultados
quantitativos e qualitativos, a elaborar propostas comerciais e a
mensurar o retorno sobre a expectativa e o investimento”, detalha.
Pré-requisitos
para o curso
-
Formação em Professional
Coach
de oito dias presenciais (SLAC, SBC, IBC, ICI, INAP, PNL, Núcleo,
Abracem, Formações Ontológicas Metaforum, Net Profit Brasil);
-
Comprovação de dois cases de sucesso em coaching;
-
Envio de currículo e aprovação em entrevista seletiva.
Para
mais informações, acesse: