A comunicação
é intrínseca ao ser humano – ao nascer, o choro é a primeira forma de se
comunicar de um indivíduo. Depois de aprender as diversas linguagens usadas
para se comunicar, como a fala, a escrita e os gestos, as relações sociais se
ampliam. As pessoas precisam se comunicar umas com as outras, assim como as
empresas e instituições necessitam da comunicação com o seu público interno e
externo.
A assessoria
de impressa surge neste contexto como uma importante ligação entre a empresa ou
profissional e os públicos que devem ser atingidos. Colaboradores, clientes,
fornecedores e outros atores estão incluídos neste nicho. O trabalho da
assessoria de imprensa nem sempre é compreendido com clareza, por isso é
essencial destacar alguns pontos.
O principal
objetivo de uma assessoria de imprensa é transmitir informações do seu cliente
(empresa ou profissional) para o público por meio dos veículos de comunicação.
Este processo visa:
- Conquistar
respaldo da opinião pública;
- Divulgar a
marca, produto, serviço e as ações do negócio;
- Criar e
manter uma imagem positiva perante a opinião pública;
- Tornar o
assessorado uma fonte respeitada, confiável e solicitada pelos jornalistas.
Estes profissionais valorizam fontes sérias, fidedignas e originais;
- Contornar
crises;
- Preparar o
assessorado para o contato com a mídia e os jornalistas;
- Reunir
informações que possam ser atraentes para publicação.
O trabalho da assessoria
de imprensa beneficia as duas pontas: o cliente, com a obtenção de espaços de
mídia espontânea, e a mídia, com o abastecimento dos veículos de comunicação
com notícias e informações relevantes. Sugestões de pauta, releases,
entrevistas e artigos são alguns dos produtos feitos pelo assessor de imprensa
e enviados para a imprensa. A assessoria também é responsável pelo intermédio
na relação entre o assessorado e a mídia e pelo atendimento dos jornalistas de
todos os órgãos de imprensa.
O assessor de
imprensa deve criar e desenvolver um conjunto de estratégias e ações baseado
nos interesses do cliente. Com o planejamento estratégico em mãos, é possível
realizar o seu trabalho, que deve buscar a construção de um relacionamento
efetivo com os meios de comunicação e com os jornalistas.
A comunicação
interna é outra atividade que compõe as funções da assessoria de imprensa. É
fundamental comunicar-se de maneira clara e eficaz com os colaboradores. A
transparência e a confiança se constituem a partir de uma comunicação efetiva,
contribuindo para a produtividade e satisfação do público interno.
Principais vantagens da assessoria de imprensa:
- Menor custo
comparado ao investimento em publicidade e propaganda. Na publicidade é
necessário pagar por cada inserção desejada, já com o trabalho da assessoria de
imprensa, os espaços obtidos são espontâneos, ou seja, não são pagos. O
investimento em assessoria de imprensa é de 10 a 20% menor do que o em
publicidade;
- O
assessorado é divulgado em forma de notícia, o que garante credibilidade para a
marca da empresa ou nome do profissional;
- É possível
criar outras formas de comunicação, como, por exemplo, desenvolver um meio de
comunicação próprio (boletim, jornal, revista, etc.);
- O assessor
de imprensa é formado em jornalismo, ou seja, conhece o cotidiano e a forma de
trabalhar dos profissionais com os quais entrará em contato;
- Pode
promover ações diferenciadas de comunicação para o cliente em situações
especiais;
- Tem
capacidade e know-how para atuar com mídias e redes sociais.
- Atua com os
mais diversos públicos, seja interno ou externo;
- Colabora
para o fortalecimento da imagem institucional;
Quem pode usufruir dos serviços da assessoria de
imprensa?
Qualquer
profissional, empresa ou instituição que deseje divulgar produtos, serviços,
imagens e ações institucionais.
Entre as
ferramentas mais importantes para o trabalho da assessoria de imprensa estão o
domínio das técnicas jornalísticas, o bom relacionamento com o cliente e a
mídia e a prática do verdadeiro jornalismo. A visibilidade na mídia depende da
qualidade e da constância do serviço realizado pela assessoria e não apenas pela
quantidade. Uma boa imagem dá credibilidade ao negócio e gera lucro.
Verônica Pacheco
Diretora da Toda Comunicação