Entenda a importância da assessoria de imprensa

Além de criar vínculo com a mídia, a assessoria é fundamental para a construção de uma imagem positiva de um profissional ou empresa.

A comunicação é intrínseca ao ser humano – ao nascer, o choro é a primeira forma de se comunicar de um indivíduo. Depois de aprender as diversas linguagens usadas para se comunicar, como a fala, a escrita e os gestos, as relações sociais se ampliam. As pessoas precisam se comunicar umas com as outras, assim como as empresas e instituições necessitam da comunicação com o seu público interno e externo.
A assessoria de impressa surge neste contexto como uma importante ligação entre a empresa ou profissional e os públicos que devem ser atingidos. Colaboradores, clientes, fornecedores e outros atores estão incluídos neste nicho. O trabalho da assessoria de imprensa nem sempre é compreendido com clareza, por isso é essencial destacar alguns pontos.
O principal objetivo de uma assessoria de imprensa é transmitir informações do seu cliente (empresa ou profissional) para o público por meio dos veículos de comunicação. Este processo visa:

- Conquistar respaldo da opinião pública;
- Divulgar a marca, produto, serviço e as ações do negócio;
- Criar e manter uma imagem positiva perante a opinião pública;
- Tornar o assessorado uma fonte respeitada, confiável e solicitada pelos jornalistas. Estes profissionais valorizam fontes sérias, fidedignas e originais;
- Contornar crises;
- Preparar o assessorado para o contato com a mídia e os jornalistas;
- Reunir informações que possam ser atraentes para publicação.

O trabalho da assessoria de imprensa beneficia as duas pontas: o cliente, com a obtenção de espaços de mídia espontânea, e a mídia, com o abastecimento dos veículos de comunicação com notícias e informações relevantes. Sugestões de pauta, releases, entrevistas e artigos são alguns dos produtos feitos pelo assessor de imprensa e enviados para a imprensa. A assessoria também é responsável pelo intermédio na relação entre o assessorado e a mídia e pelo atendimento dos jornalistas de todos os órgãos de imprensa.
O assessor de imprensa deve criar e desenvolver um conjunto de estratégias e ações baseado nos interesses do cliente. Com o planejamento estratégico em mãos, é possível realizar o seu trabalho, que deve buscar a construção de um relacionamento efetivo com os meios de comunicação e com os jornalistas.
A comunicação interna é outra atividade que compõe as funções da assessoria de imprensa. É fundamental comunicar-se de maneira clara e eficaz com os colaboradores. A transparência e a confiança se constituem a partir de uma comunicação efetiva, contribuindo para a produtividade e satisfação do público interno.

Principais vantagens da assessoria de imprensa:
- Menor custo comparado ao investimento em publicidade e propaganda. Na publicidade é necessário pagar por cada inserção desejada, já com o trabalho da assessoria de imprensa, os espaços obtidos são espontâneos, ou seja, não são pagos. O investimento em assessoria de imprensa é de 10 a 20% menor do que o em publicidade;
- O assessorado é divulgado em forma de notícia, o que garante credibilidade para a marca da empresa ou nome do profissional;
- É possível criar outras formas de comunicação, como, por exemplo, desenvolver um meio de comunicação próprio (boletim, jornal, revista, etc.);
- O assessor de imprensa é formado em jornalismo, ou seja, conhece o cotidiano e a forma de trabalhar dos profissionais com os quais entrará em contato;
- Pode promover ações diferenciadas de comunicação para o cliente em situações especiais;
- Tem capacidade e know-how para atuar com mídias e redes sociais.
- Atua com os mais diversos públicos, seja interno ou externo;
- Colabora para o fortalecimento da imagem institucional;

Quem pode usufruir dos serviços da assessoria de imprensa?
Qualquer profissional, empresa ou instituição que deseje divulgar produtos, serviços, imagens e ações institucionais.

Entre as ferramentas mais importantes para o trabalho da assessoria de imprensa estão o domínio das técnicas jornalísticas, o bom relacionamento com o cliente e a mídia e a prática do verdadeiro jornalismo. A visibilidade na mídia depende da qualidade e da constância do serviço realizado pela assessoria e não apenas pela quantidade. Uma boa imagem dá credibilidade ao negócio e gera lucro.

Verônica Pacheco
Diretora da Toda Comunicação