Coaching contribui para evolução constante


Processo ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional e ajuda a enfrentar a resistência a mudanças.
 
Evoluir. Esta é a palavra-chave do coaching, uma metodologia que reúne um conjunto de ferramentas, modelos e técnicas oriundas de diversas ciências, como marketing, andragogia, filosofia e administração. “É um processo que visa levar uma pessoa do seu estado atual para o estado desejado. O foco e a ação são as bases do coaching. Ações sem foco não dão o resultado desejado, assim como o contrário também é verdadeiro”, explica Bruno Juliani, master coach, presidente e instrutor da Academia Brasileira de Coaching (ABRACOACHING).
O coachee, ou cliente, é convidado a entrar em uma constante jornada de autoconhecimento, aprimoramento de habilidades e desenvolvimento pessoal e profissional. O coach, especialista em coaching, é quem o ajudará a trilhar este caminho. “Não cabe ao coach definir o passo a passo deste processo. O próprio indivíduo terá que identificar as suas necessidades, as possibilidades e limitações e escolher as direções que proporcionarão os melhores resultados. O coach atua como agente facilitador, que orienta o coachee a descobrir seus pontos fortes e aqueles que devem ser exercitados”, observa.
Juliani ressalta que a abordagem do coaching não tem como objetivo encontrar as causas dos problemas, mas formas de solucioná-los de maneira eficaz. O foco é no futuro, ou seja, todas as ações são direcionadas para as metas que se deseja atingir. “O coach também ajuda o cliente a visualizar os fatores que podem limitar a sua atuação na vida profissional ou pessoal e como superá-los para alcançar patamares ainda mais altos. O processo de coaching não pode ser imposto a ninguém. O próprio coachee deve reconhecer que deseja este suporte”, afirma.
É fundamental se comprometer com o coach durante todo o processo. O sucesso da aplicação do coaching ainda depende da empatia com o profissional, que deve ser preferencialmente certificado por uma instituição reconhecida, como a ABRACOACHING. “A metodologia é aplicada durante sessões que duram, em média, 50 minutos. Os encontros podem ser semanais, quinzenais ou mensais, conforme a necessidade. Os resultados são efetivos quando o coach se aprofunda no contexto de vida que levou o cliente a procurar seus serviços”, diz Juliani.
O coach tem a função de garantir que o cliente acredite em si mesmo e dê o melhor de si para aprender e evoluir continuamente. O uso do método em empresas agrega valor, aumenta a produtividade dos colaboradores que participam do processo e instaura resultados positivos na organização. “É uma cultura que, quando inserida no ambiente de trabalho, tem efeitos surpreendentes. No coaching, o aprendizado é tudo. Pois ao saber o que fazer ao se deparar em determinada situação, o indivíduo agirá sozinho, sem a intervenção de terceiros”, destaca.
Outro diferencial do coaching é o apoio para enfrentar resistências a mudanças. Mudar as ações e a maneira de pensar é uma das maiores dificuldades do ser humano. Qualquer um, em maior ou menor grau, resiste a situações que coloquem em risco a zona de conforto e de segurança. “Todas as mudanças são incômodas, mas muitas alterações se fazem necessárias para alcançar algo que se almeje. Um novo carro, um emprego, um filho, um corpo mais bonito ou qualquer outro desejo implica em renúncias e exige novos comportamentos”, aponta.
Entre uma sessão e outra, o indivíduo age aos poucos e conquista objetivos parciais. O feedback funciona como uma forma de avaliar o que já deu certo e o que deve ser melhorado. Em cada etapa, o coachee fica mais próximo de atingir a sua meta e cada resultado fortalece sua motivação. “Com um treinamento correto e bem aplicado será possível mudar aspectos, ações e comportamentos da vida para atingir o sucesso e viver de maneira mais equilibrada, satisfatória e próspera”, finaliza o especialista.

Academia Brasileira de Coaching

Bruno Juliani - Diretor Geral|Master Coach