Patrocínio poderá garantir continuidade de Elisa Guimarães Forchezatto no Hipismo


Sem suporte financeiro, atleta de alto rendimento que sonha com Olimpíadas não conseguirá avançar no esporte.

Dedicação, disciplina e persistência são algumas das características essenciais para um atleta. Ter a cabeça de um vencedor - que sabe ser elegante ao vencer e não desiste por causa de qualquer obstáculo - também é fundamental. A amazona Elisa Guimarães Forchezatto, 13, sabe disso e não perde um treino sequer. "Eu treino 90 minutos por dia, quatro vezes por semana, sempre depois do horário do colégio. Nesse esporte, a gente mais perde do que ganha e para ser um vencedor é preciso ter humildade, disciplina e foco. Para mim, estes três elementos são os principais", ressalta.

Curitibana, filha da médica otorrinolaringologista Rita de Cassia Cassou Guimarães e do engenheiro civil Domingos Gilberto Forchezatto, Elisa teve seu primeiro contato com um cavalo de uma forma inesperada. "Eu tinha quatro anos e fui ao Parque Beto Carrero World. Lá fiquei encantada com o cavalo Faísca. Então comecei a fazer aulas de equitação na Academia do Cavalo de Santa Felicidade, com o Coronel Torres, meu primeiro instrutor de hipismo clássico, e ganhei minha primeira égua, a Valkiria. Ninguém na minha família pratica hipismo, então fui descobrindo tudo com ajuda dos instrutores", afirma.

Em 2006, após o encerramento das atividades da academia, a amazona passou a praticar equitação na escola da Sociedade Hípica Paranaense (SHPr), onde deu início ao seu aprendizado em salto. Dois anos depois, Elisa ganhou a égua Pankeka Adal e se transferiu para o Haras Adal Clube de Campo. "Foi quando eu comecei a participar dos concursos de salto pela Federação Paranaense de Hipismo (FPrH). Em 2009, disputei o ranking da FPrH e da SHPr na série escola intermediária 0,80m. Minha égua sofreu uma fratura,  teve que se aposentar e terminei o ano montando em cavalos emprestados, sem ter tempo para treinar com o animal antes das provas", conta.

Com a superação dos desafios, Elisa foi vice-campeã do torneio de verão da SHPr e campeã CSE da Copa Cidade de Arapongas. Nos anos seguintes a atleta evoluiu muito e obteve outras conquistas importantes. Em 2010, com seu novo cavalo BF Prince Danúbio, a amazona foi campeã CSE da Expo Londrina, vice-campeã do Campeonato Paranaense de Amazonas , campeã da etapa final do ranking da SHPr, vice no ranking da FPrH e ficou em nono lugar no Campeonato Brasileiro de Escolas, realizado em Joinville (SC). Em 2011, Elisafoi vice-campeã geral da 6ª e campeã geral da 7ª e 8ª etapa do ranking da SHPr, campeã na categoria pré-mirim dos rankings da SHPr e da FPrH e ficou em 23º lugar na Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Após vencer o Torneio de Verão da SHPr, em 2011, na categoria Jovens Cavaleiros B, série 1m, a atleta decidiu avançar para a categoria de alta performance Pré-mirim, série 1,10m. "Para poder progredir nesta categoria ganhei a égua Daphine Jmen. Tenho uma sintonia muito forte com ela e desejo que ela fique comigo durante muito tempo. Meu bom desempenho é resultado da minha dedicação nos treinos, das instrucoes do meu técnico e do apoio dos meus pais", enfatiza. Este ano, competindo na categoria Mirim 1,20m, Elisa já obteve várias conquistas, como o primeiro lugar na 1ª etapa do ranking da SHPr, no Circuito MD, em Passo Fundo (RS), e na seletiva sul-americana mirim por equipe no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP).

Serviço: Elisa Guimarães Forchezatto 

Amazonas

Contato: Rita - ritaguimaraescwb@gmail.com  41-9106-5951

Domingos Gilberto - dforchez@gmail.com  41-9106-5952

End Rua Manoel Eufrasio, 634 ap 1304, Juvevê, Curitiba - PR. CEP 80540-010