Especialista explica a importância da escrita nos processos seletivos


Palestra promovida pelo Centro Empresarial Rio será ministrada pela grafóloga e psicóloga Ilsen Calen.

A edição de agosto do Café Empresarial será realizada no dia 07, no pavimento de Convenções do Centro Empresarial Rio, no Botafogo, Rio de Janeiro (RJ). O tema deste encontro será “Grafologia – Destaque das iniciais e das finais na escrita e sua importância no processo seletivo”, com a grafóloga e psicóloga Ilsen Calen. “É um assunto muito interessante, pois a grafologia é capaz de evidenciar aspectos característicos da personalidade de uma pessoa”, observa Letícia de Freitas e Castro, gerente de eventos do Centro Empresarial Rio.
A grafóloga explica que a fala pode modificar o significado das palavras, pois a linguagem falada exprime determinadas emoções. Da mesma forma, o aspecto emocional também pode ser identificado nas características do traçado gráfico. “A análise da escrita não se refere apenas a interpretação da maneira como as ideias, ações e sentimentos são organizados, mas também diz respeito à estrutura da experiência humana subjetiva e a forma como estas experiências são arranjadas por meio dos sentidos”, afirma Calen, formada pela Associação de Profissionais de Grafologia e Psicologia, na Alemanha.
A grafologia contribui para o entendimento de como a linguagem não-verbal afeta o cérebro humano. É uma forma de obter uma nova leitura das funções conscientes e inconscientes, melhorar conflitos e transtornos que emergem durante o processo de análise grafológica e otimizar a comunicação. “Isto contribui para uma melhor qualidade de vida. A manifestação do Eu por meio da escrita permite a visualização da percepção subjetiva que o indivíduo tem de si mesmo. Esta imagem é constituída a partir das inscrições feitas pelos outros e pelas experiências vividas. É a expressão dessas inscrições que são interpretadas grafologicamente”, esclarece.
Calen ressalta que quando uma pessoa está feliz é possível notar este bem-estar em seu semblante. Isso também acontece na escrita – todas as características são visíveis no traçado gráfico. Para a Grafologia, a escrita é comandada pelo cérebro. “Esta ciência pode ser aplicada em várias áreas. A análise grafológica é útil para o autoconhecimento, recursos humanos, educação, psicopedagogia, orientação vocacional, conjugal ou familiar, grafoterapia e questões relacionadas à saúde”, destaca a especialista, pós-graduada em Neurofisiologia.

Confira uma síntese dos usos da grafologia, segundo Calen:
- Autoconhecimento: Reconhecer aspectos da personalidade, como seus pontos fortes e fracos; saber a razão pela qual existem certos comportamentos, atitudes e reações; conhecer seus potenciais.
- Recursos Humanos: Processos de seleção; avaliação fidedigna do perfil psicológico exigido para o cargo e o apresentado pelo candidato; auxílio na criação de um plano de desenvolvimento profissional; investigação de competências.
- Educação e Psicopedagogia: Motivação para o aprendizado; desenvolvimento de inteligências específicas; investigação das causas da dificuldade de aprendizado;
- Orientação Vocacional (Adolescentes e Adultos): Identificação dos principais potenciais; indicação da atividade profissional compatível com a personalidade do indivíduo; identificação de aspectos que podem ser desenvolvidos e limitações;
- Orientação Conjugal ou Familiar: Levantamento dos traços da dinâmica do casal em busca de harmonia; avaliação dos focos de conflito; auxílio na reestruturação do ego em casos de divórcio; redimensionar valores em família com núcleos diferentes;
- Saúde: Detecção de transtornos fisiológicos, psíquicos ou emocionais; avaliação e promoção da saúde na terceira idade; prevenção de patologias comuns, como diabetes, hipertensão arterial e depressão.
- Grafoterapia: Reeducação do gesto gráfico para minimizar determinadas características psico-emocionais; auxílio no tratamento de doenças psicossomáticas, distúrbios comportamentais, vícios, entre outros.


Ilse Calen
Grafóloga formada pela Associação de Profissionais de Grafologia e Psicologia (Berufsverband geprüfter Graphologen/Psychologen e.V.), na Alemanha. Calen é graduada em Psicologia e pós-graduada em Neurofisiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (UNI-IBMR), do Rio de Janeiro. A especialista possui certificação de estágio avançado em Grafologia pelo Centro de Psicologia Aplicada (CEPA – RJ), certificação em Grafoterapia pelo Sistema de Informações em Grafologia (PSG-SIG) e especialização em Psicoterapia Breve integrada às Neurociências e em Psicossomática pela Santa Casa de Misericórdia (RJ).
Calen é membro e grafóloga oficial da Sociedade Brasileira de Grafologia de São Paulo (SOBRAG) e membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH).


Café Empresarial
O Café Empresarial, criado em 2006, é um evento promovido pelo Centro Empresarial Rio que traz palestras e debates conduzidos por especialistas em diversos assuntos. Os encontros são gratuitos e o objetivo é trazer informações úteis para a sociedade, integrar as empresas e empresários e criar uma rede de serviços e oportunidades. O evento é realizado no Centro de Convenções do Centro Empresarial Rio.

Serviço
Café Empresarial Edição Agosto 2012
Data: 07.08.2012
Horário: 18:30 Welcome Coffe
             19:00 Início da palestra
Tema: Grafologia – Destaque das iniciais e das finais na escrita e sua importância no processo seletivo.
Palestrante: Ilsen Calen
Local: Pavimento de Convenções do Centro Empresarial Rio
Praia de Botafogo, 228, 2ª andar, Botafogo – Rio de Janeiro (RJ)
Confirmação de presenças: www.cerconvencoes.com.br
Mais informações: (21) 2554-8182
Vagas Limitadas!