Administradoras de imóveis dão suporte na hora da venda

Empresas contam com profissionais especializados, que agilizam o processo e dão mais segurança a negociação.


Para resolver um problema judicial, é necessária a contratação de um advogado, profissional graduado em Direito que possui todo o conhecimento para resolver questões na justiça. Quando um bebê está doente, os pais procuram um pediatra, médico especializado no atendimento de crianças. No ramo imobiliário, esta lógica nem sempre é seguida. "Muitas pessoas que decidem vender seuimóvel tentam negociar por conta própria, o que pode ser um risco", afirma Bárbara Silva Freitas, responsável pela área financeira da PRIMAR Administradora de Bens.

A negociação de um imóvel deve ser levada a sério. Vender o bem sem ajuda de um corretor imobiliário que atue em uma administradora de bens de confiança é mais difícil e implica alguns riscos. "O proprietário espera mais tempo para efetivar a venda, já que seus canais de divulgação atingem um pequeno público. Além disso, há menos possibilidade de visualização da oferta na internet, pois o anúncio não está vinculado a nenhuma imobiliária, e é preciso receber pessoas estranhas para visitar o imóvel sem a presença de um corretor, o que não é aconselhável", observa.

A falta de experiência no mercado imobiliário também pode prejudicar o negócio. Quem não atua no ramo tem dificuldades para formular o preço final de venda, mesmo fazendo uma pesquisa sobre os valores dos imóveis da região. "A administradora conhece os bairros, as faixas de preço praticadas e conta com profissionais capacitados para avaliar o patrimônio e indicar o melhor valor. Assim, o proprietário pode estabelecer um preço justo, sem perder dinheiro e nem ficar com o bem encalhado por estar com valor acima do de mercado", explica.

A documentação é um capítulo a parte, que deixa muita gente de cabelo em pé. Toda a parte burocrática deve ser analisada com cuidado para garantir uma negociação segura para ambos os lados. "É preciso verificar a situação dos documentos do imóvel. Ele deve estar regularizado no nome do proprietário atual, o registro deve estar correto e atualizado e a escritura deve estar registrada no cartório do Registro Geral de Imóveis da região. Quando o patrimônio fica sob a responsabilidade da administradora, toda a documentação é posta em dia", ressalta.

Bárbara, diretora administrativa da PRIMAR, lembra que o contrato deve ser redigido de maneira clara e conter todas as cláusulas que validam a negociação. Copiar modelos disponíveis na internet é um erro que pode custar caro. "A internet facilita a vida em vários aspectos. Porém, neste caso, ela deve ser vista com desconfiança. Existem vários tipos de contratos diferentes na rede, mas não é possível saber qual foi elaborado por um profissional e se ele possui todas as informações necessárias para a efetivação da venda de um imóvel", alerta.

Na administradora, existem pessoas capacitadas e experientes na elaboração de contratos, o que garante segurança para fechar o negócio. Contar com o suporte de uma empresa especializada ainda ajuda a evitar furadas e transtornos. "Os leigos não conhecem todas as regras do jogo quando o assunto é comercialização imobiliária. Por exemplo, se o proprietário aceitar uma oferta e concordar com a venda, não poderá aceitar nenhuma outra proposta para o mesmo imóvel, sob pena de ser legalmente obrigado a vender o imóvel a todos os interessados", esclarece.

Ao encarregar a administradora de vender o imóvel, o proprietário não precisa desembolsar dinheiro pelo serviço. O pagamento é feito somente após a venda do patrimônio. O preço de tabela da comissão das imobiliárias para a venda de um imóvel urbano novo ou usado varia entre 6% e 8% do valor da propriedade. Se o imóvel for vendido por R$ 100 mil, a comissão mínima será de R$ 6 mil. "O valor da comissão deve ficar bem claro já no momento da negociação entre a administradora e quem vende o imóvel. A porcentagem também deve estar explícita no contrato", acrescenta.

Primar Administradora de Bens

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