Uso de cosméticos com nutrientes do Mar Morto ajuda a minimizar danos causados pelo cigarro.
Dia
29 de agosto é o Dia de Combate ao fumo. No Brasil, mais de 350
fumantes e ex-fumantes morrem diariamente devido as principais doenças
causadas pelo tabagismo, como câncer e enfermidades pulmonares e
cardíacas. O dado é de uma pesquisa realizada pela Fiocruz a pedido da
ONG ACT (Aliança de Controle do Tabagismo). A expectativa de vida das
mulheres fumantes é reduzida em 4,5 anos e dos homens fumantes em cinco
anos. Além de causar graves doenças, o tabagismo deixa marcas visíveis
no corpo de quem fuma.
Os
componentes químicos presentes no cigarro – quase cinco mil – afetam
diretamente a pele. O fumo provoca a contração dos vasos sanguíneos,
dificultando a circulação do sangue, a cicatrização da pele e
intensificando a olheira. A pele dos fumantes também fica mais seca,
pálida e com mais rugas. “A nicotina e todas as substâncias que compõe o
cigarro provocam alterações na produção de colágeno e elastina,
proteínas responsáveis pela elasticidade da pele”, aponta o empresário
do setor de cosméticos Ricardo Prado Filho.
Com
menos elasticidade, a pele fica enrugada e com menos firmeza,
especialmente na área dos olhos. As lesões que o tabaco causa ao
organismo aceleram o envelhecimento como um todo, pois o cigarro reduz a
quantidade de antioxidantes no corpo. “O uso de cosméticos que
favoreçam a produção e a síntese de colágeno e elastina e sejam eficazes
no combate aos oxidantes contribuiu para melhorar a saúde da pele dos
fumantes. Os resultados são potencializados quando o indivíduo consegue
largar o vício”, observa.
Alguns
danos à pele provocados pelo fumo são permanentes, como a flacidez e as
marcas de expressão ao redor da boca, mesmo que a pessoa pare de fumar.
O cigarro ainda compromete o sistema imunológico e a pele fica mais
suscetível à psoríase, lúpus, acne, câncer de pele e outras
enfermidades. “O tabaco também piora a celulite devido à má circulação
sanguínea e a dificuldade de oxigenação das células, deixa a pele
desidratada e altera as suas estruturas mais profundas”, ressalta.
Nutrientes do Mar Morto ajudam a recuperar a pele
O
Mar Morto está cheio de sais minerais benéficos para a pele – a
concentração é 10 vezes superior a dos oceanos. As propriedades
terapêuticas dos sais são reconhecidas mundialmente, tornando os
cosméticos produzidos com estes nutrientes poderosos agentes de
recuperação da pele. “Manchas, acne, psoríase e outras enfermidades
dermatológicas podem ser tratadas com os sais minerais do Mar Morto. Os
resultados surgem rapidamente e são efetivos. A pele fica hidratada,
macia e com menos toxinas”, aponta Ricardo.
O
empresário, sócio-diretor do Grupo Pura Vida, conta que os produtos das
marcas Attitude Line (EUA) e a Minerals Aromatics (Israel), ambas
importadas pela Pura Vida Imports e comercializadas na loja online Skin
Shop Cosmetics, possuem nutrientes do Mar Morto em sua fórmula. “Os sais
favorecem o rejuvenescimento da pele ao atuar nas trocas
intercelulares, remover as células mortas e prevenir os danos causados
pelos radicais livres. Os poros recebem uma limpeza profunda e a
circulação do sangue é estimulada”, observa.
As
águas do Mar Morto possuem 21 minerais, sendo que 12 são encontrados
apenas na região. Cada nutriente possui uma ação específica na pele – o
magnésio é calmante, o cálcio e o enxofre renovam as células, o sódio
hidrata e o iodo é antisséptico. “A pele fica mais elástica e mais
saudável. O ideal é utilizar os cosméticos durante a noite, período em
que não há presença de raios solares e a pele está pronta para absorver
os nutrientes. O uso de protetor solar diariamente é outro cuidado
fundamental”, acrescenta o empresário.
Grupo Pura Vida
O
grupo Pura Vida foi criado em 2011 e atua no mercado de prestação de
serviços internacionais, em especial importação e distribuição de
cosméticos e produtos de beleza. Ele é composto pela Pura Vida Imports,
que atua com serviços, importação e atacado de cosméticos, e pela Skin
Shop Cosmetics, uma loja online que comercializa cosméticos importados,
exclusivos e inovadores.