Coaching pode ser aplicado na área de vendas

Metodologia ajuda a compreender comportamento dos clientes, melhorar a negociação e alcançar metas.


Vender não é uma tarefa fácil e os vendedores que levam a profissão a sério sabem disso. Muitas vezes é preciso mais do que simpatia, agilidade e uma boa conversa para finalizar a venda. Sergio Ricardo Rocha, consultor empresarial, coach e palestrante, conhecido como Dr. Vendas, destaca que é preciso conhecer o cliente e fazê-lo concluir, por si só, que o produto ou serviço oferecido é a solução para o seu problema. "O vendedor deve orientar o pensamento do cliente. Ele deve saber vender mais do que um produto físico, deve vender desejos", observa. Rocha afirma que para obter resultados satisfatórios é preciso três pilares básicos - comportamentos, conhecimentos e habilidades. Isto é válido para qualquer campo profissional, especialmente para o de vendas. "Atuo com ênfase no desenvolvimento de comportamentos e habilidades dos meus clientes. O foco é no objetivo proposto, com mudanças de atitude e, principalmente, transformações comportamentais. Se o comportamento do indivíduo é improdutivo, ele deve mudar esta realidade para conseguir evoluir, conquistar seus objetivos e até superar as metas", ressalta.

O especialista explica que para isso é feita a aplicação do coaching, uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional que evoluiu e avançou para a área de vendas. Este método tem como foco a potencialização na conquista de grandes resultados a partir do uso de ferramentas, modelos e técnicas que geram ações e efeitos específicos. "As pessoas precisam estar conectadas com os seus objetivos. O coaching colabora para isto e ainda conduz os indivíduos a buscarem as respostas que necessitam dentro de si mesmas", aponta.

O primeiro passo é montar um plano de ação para encontrar as soluções dos seus problemas e alcançar uma meta estratégica. Com o coaching, o vendedor transfere este processo para o seu próprio cliente, que passa a ver a sua necessidade como um problema e o produto ou serviço como a melhor solução. "O método também contribui para entender o comportamento do cliente, analisar a produtividade do vendedor, otimizar a capacidade de negociação do profissional e alavancar seus resultados. É preciso mudar para obter um resultado diferente", enfatiza.

Curso de Coaching em Vendas capacita profissionais da área

Para disseminar a aplicação do coaching na área de vendas, Rocha promove o curso "Coaching de Vendas", com o apoio da Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching). A programação aborda aspectos fundamentais para conquistar hábitos e atitudes de sucesso e as mais modernas técnicas de vendas do mercado. "O curso visa tornar os profissionais mais produtivos, para que eles possam se superar e se sentirem realizados profissionalmente. Os alunos terão certificação como Especialista em Coaching de Vendas pela Abracoaching", conta.

Durante o curso, os participantes irão aprender como reagir ao mundo e as adversidades, a fortalecer padrões positivos, pontos fortes e alterar comportamentos improdutivos, a reduzir as objeções do cliente e a conduzí-lo na construção de uma solução que resolva a necessidade dele, a vender mais e a fazer perguntas na hora certa para apoiar o cliente na resolução do seu problema com a compra do que está sendo oferecido. "Os alunos aprendem a criar um plano de ação e a definir as melhores ferramentas para a conquista de um objetivo estratégico", comenta Dr. Vendas.

O curso é desenvolvido para vendedores de todos os segmentos, diretores, gerentes, executivos de negócios, profissionais liberais e pessoas que buscam melhorar sua competência para negociar ou vender. Rocha diz que cada vez mais profissionais de outras áreas participam do curso, pois entendem que não são apenas os vendedores que precisam saber como negociar bem. "Todos vendem ou negociam alguma coisa com alguém, mesmo com amigos, família e colegas de trabalho. Ir ao restaurante e não ao cinema, comprar um tênis mais em conta, dividir uma tarefa de trabalho. As pessoas sempre gostam que outras pessoas acompanhem as suas decisões", afirma.

O curso é realizado em 16 horas-aula, distribuídas em dois dias e as turmas são, de no máximo, 30 alunos. "O feedback de quem participa é maravilhoso. Os participantes aprovam as aulas e aproveitam os conhecimentos no seu cotidiano, pois o conteúdo é altamente aplicável. Nossa missão é motivar as pessoas para melhorarem, ajudar a definir e mostrar como conquistar o estado desejado, apresentar ferramentas que auxiliarão a mudança, criar um plano de ação e superar as suas expectativas", declara.

Próximas turmas:

25 e 26 de agosto - Vitória (ES)

31 de agosto e 01 de setembro - Porto Alegre (RS)

05 e 06 de setembro - Niterói (RJ)

21 e 22 de setembro - Blumenau (SC)

28 e 29 de setembro - Florianópolis (SC)

05 e 06 de outubro - Ribeirão Preto (SP)

19 e 20 de outubro - Cuiabá (MT)

In Company

"Temos agenda disponível para realizarmos o curso em outras cidades do país. As datas informadas acima são para turmas abertas e que já estão definidas. Temos realizado várias turmas in company, nas quais as empresas nos contratam para treinar suas equipes. Além do conteúdo proposto pelo curso, podemos dar foco em alguns temas que atendam as suas necessidades específicas. Os interessados devem acessar nosso site e solicitar mais informações", esclarece Dr. Vendas.

Descontos especiais

- 20% para quem indicar três pessoas para formação.

- 20% para quem fez a formação da Academia Brasileira de Coaching.

- Grupos acima de três indivíduos.

Mais informações: http://sergioricardorocha.com.br/curso-de-formacao-em-coaching-de-vendas/