Assessoria de imprensa beneficia micro, pequenas e médias empresas


Além de divulgar produtos e serviços, a comunicação ajuda a conquistar respaldo da opinião pública e uma imagem positiva.

O número de micro e pequenas empresas no Brasil cresceu 13% de 2001 a 2009. O dado é do Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2010/2011, divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os pequenos e médios empreendedores formam uma parcela importante na economia brasileira e são responsáveis pela empregabilidade de pessoas com diferentes níveis de escolaridade, idade e perfil.
Para se destacar em um mercado tão competitivo e imprevisível, as micros, pequenas e médias empresas precisam lançar mão de ferramentas como a assessoria de imprensa (AI). Mais do que divulgar produtos e serviços, a AI é fundamental para o desenvolvimento de uma marca, sua consolidação e a agregação de valor e credibilidade. “Ser mencionado em um texto jornalístico, veiculado nos meios de comunicação, tem um valor simbólico muito maior do que a publicidade, por exemplo”, destaca Verônica Pacheco, jornalista e proprietária da Toda Comunicação.
O trabalho da AI segue uma série de ações que tem como objetivo a divulgação o cliente em programas de televisão e rádio, jornais impressos, revistas, sites e qualquer outro meio. Os jornalistas que atuam como assessores de imprensa estão aptos a elaborar um planejamento de comunicação para concretizar as ações. “Após a análise de todos os aspectos da empresa ou profissional, são sugeridos vários temas que servirão como atrativo para que os veículos de comunicação divulguem o cliente, seja por meio de entrevistas ou pela publicação dos textos produzidos pela AI”, afirma.

Entenda o papel de cada um neste processo
Cliente: Irá transmitir todas as informações sobre o seu negócio e seu ramo de atuação para a AI.
Assessoria de imprensa: Será responsável pela elaboração de um plano de comunicação com temas sobre o negócio do cliente, de acordo com os interesses da empresa ou profissional atendido. Após aprovação, irá elaborar conteúdo para enviar aos meios de comunicação.
Veículos de Comunicação: Irão receber os textos. Podem publicá-los na íntegra, incorporar outros elementos e citar a empresa ou entrar em contato com a AI para marcar uma entrevista com representantes da empresa.

Os assessores de imprensa criam um vínculo com os jornalistas que atuam nas redações, facilitando o contato com os veículos de comunicação e aumentando as chances de novas publicações. Os principais benefícios de aparecer na mídia são a conquista de respaldo da opinião pública; divulgação da marca, produto, serviço e as ações do negócio; criação e manutenção de uma imagem positiva; e a possibilidade de gerenciar crises.
O trabalho da AI beneficia as duas pontas: o cliente, com a obtenção de espaços de mídia espontânea, e a mídia, com o abastecimento dos veículos de comunicação com notícias e informações relevantes. Além disso, os profissionais que atuam com assessoria de imprensa podem criar ações de comunicação interna, gerir redes sociais e atuar em todos os âmbitos da comunicação do seu cliente. “São inúmeros os serviços que podem ser oferecidos por uma assessoria de imprensa”, afirma Verônica.


Toda Comunicação, uma agência integrada de comunicação

A Toda Comunicação tem mais de oito anos de experiência no mercado e atua no contexto da Comunicação Integrada. Assessoria de imprensa e a atuação em mídias e redes sociais são as especialidades da Toda. Além disso, a empresa atende clientes de diversos ramos. “A Comunicação Integrada tem como característica a articulação de um conjunto de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação. O planejamento e o desenvolvimento é feito por uma empresa, como a Toda Comunicação, com o objetivo de agregar valor a uma marca ou consolidar uma imagem. A comunicação é TODA”, explica Verônica.

Quer saber mais?
Entre em contato com a equipe da Toda Comunicação pelo e-mail veronica@todacomunicacao.com.brtodacomunicacao.com.br