Empresário do setor conta sua experiência e mostra que trabalhar com a comercialização de cosméticos é um bom negócio.
O
Brasil é o terceiro colocado no ranking mundial de comercialização de
cosméticos – está atrás dos Estados Unidos e Japão. Somente em 2011, o
crescimento foi de 18,9%, correspondente ao faturamento de US$ 43
bilhões, segundo balanço do Instituto Euromonitor. “É um mercado que
possui muitas oportunidades, basta ser criativo e trabalhar bastante
para conseguir bons resultados”, ressalta o empresário Ricardo Prado
Filho, sócio-diretor do Grupo Pura Vida, formado pela Pura Vida Imports e
pela Skin Shop Cosmetics.
Ricardo
conta que o Grupo Pura Vida atua com a importação e comercialização de
cosméticos exclusivos, que possuem inovações em suas fórmulas. Os
produtos mais cobiçados são os produzidos com sais minerais do Mar
Morto. “Os cosméticos com nutrientes do Mar Morto são importados dos
Estados Unidos (Attitude Line) e de Israel (Minerals Aromatics). Também
trabalhamos com produtos do Chile (Uvamia), fabricados a partir de
vinhoterapia, e a marca norte-americana Reeflis, que possui uma linha de
cuidados com as unhas”, afirma.
A
Pura Vida Imports traz os produtos ao Brasil, onde toda a mercadoria
passa pela rigorosa inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa). Após a aprovação, os cosméticos seguem para a comercialização
direta com o consumidor final, realizada na Skin Shop Cosmetics, ma sua
loja virtual e ou nas lojas parceiras.
Para
o empresário, graduado em relações internacionais, trabalhar no setor
de importação possui muitas vantagens. A possibilidade de trazer
novidades para os clientes e satisfazê-los é a principal delas. “Existem
muitas particularidades de matérias-primas usadas no desenvolvimento de
cosméticos, como é o caso dos sais minerais do Mar Morto, que possuem
alta qualidade e ótima aceitação no mercado brasileiro. Atuar neste
mercado exige muito conhecimento e coragem para vencer os desafios”,
destaca.
Ter
uma relação sólida com os fornecedores é essencial neste ramo. O
empresário declara que muitas vezes as empresas do exterior não estão
preparadas para exportar seus produtos para o Brasil, pois não tem toda a
documentação exigida pela Anvisa. “O excesso de burocracia e a lentidão
de alguns processos pode influenciar negativamente a negociação. Por
isso é preciso ser paciente e perseverante. Também é necessário ficar de
olho na oscilação do câmbio, um fator econômico isolado, que não é de
responsabilidade do importador”, explica.
A
vantagem de atuar com cosméticos é a sua dupla aplicação – é importante
para a estética e, principalmente para a saúde. O envelhecimento da
pele prejudica o aspecto visual, mas também afeta o organismo como um
todo. “O uso de protetor solar, hidratantes, cremes, manteigas e outros
cosméticos ajuda a manter a pele bonita e saudável. Sem contar que
contribui para a prevenção do envelhecimento precoce”, enfatiza Ricardo,
especializado em formação de Traders para Comércio Exterior.
Grupo Pura Vida
Tel: 41 – 3045-8584
Site: www.grupopuravida.com.br
Loja Virtual: http://www. skinshopcosmetics.com.br
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 51, conj 1202B - Centro – Curitiba PR