Negócio tem menos risco
e traz mais benefícios ao franqueado.
Abrir um negócio é o
sonho de muita gente. Mas a vontade esbarra nas primeiras dificuldades –
capital para investimento, concorrência, localização do ponto comercial e
reconhecimento pelo público da marca e dos produtos. “É preciso analisar todas
as condições, pesquisar sobre a aceitação dos itens que serão comercializados,
ficar por dentro de todas as informações do segmento, enfim, é fundamental ter
paciência. Para facilitar o processo uma boa alternativa é optar pelas
franquias”, considera Ricardo Prado Filho, empresário do Grupo Pura Vida.
Administrar uma franquia
é mais fácil do que abrir um negócio do zero. O primeiro ponto a favor é que a
marca é reconhecida e os produtos já foram testados no mercado. Esta vantagem
competitiva também contribui para obter descontos, prazos mais longos e
melhores condições de pagamentos no cadastro financeiro do franqueador. “As
chances de sucesso são maiores para os franqueados do que para as empresas
independentes. As franquias possuem um formato padrão e a marca fica
fortalecida”, explica Ricardo.
O franquiado ainda
dispõe de um plano de negócios, que ajuda a prever fatos econômicos, políticos
e sociais que possam influenciar o projeto. Com uma rede já estabelecida o
risco financeiro é menor. “O franqueador também conhece o perfil dos clientes,
a tendência do mercado e sabe as melhores estratégias com relação ao
relacionamento com os fornecedores e os clientes. O franquiado tem acesso aos custos
da franquia e pode inclusive receber projeto arquitetônico, plantas de
engenharia de construção e informações sobre a execução e instalação da nova
unidade”, esclarece.
Leopoldo Glustak, que
também faz parte do grupo Pura Vida, aponta que o investimento com publicidade
é dividido entre todos os fraqueados da rede, reduzindo os custos, assegurando
uma propaganda de melhor qualidade e ampliando a divulgação. “A compra de maquinários,
instalações e equipamentos também tem custo reduzido, já que a quantidade ajuda
a obter mais descontos. A principal vantagem da franquia é que o proprietário
tem independência jurídica e financeira em relação ao franqueador”, enfatiza.
Franquia de cosméticos é
sucesso em Santa Catarina
Com tantos benefícios
para ambas as partes, a franquia pode se tornar um ótimo e produtivo negócio. O
Grupo Pura Vida inaugurou no ano passado a rede de franquias Skin Shop
Cosmetics, um novo conceito na comercialização de cosméticos importados. “Todos
os produtos comercializados são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância
Sanitária (Anvisa) e a diferencial da rede é a venda de cosméticos exclusivos e
exóticos, com resultados superiores a outros produtos semelhantes”, garante
Glustak.
As marcas foram
selecionadas criteriosamente e todas possuem alta qualidade e reconhecimento no
mercado internacional. Hidratantes, cremes, esfoliantes, manteigas e lamas
corporais, sabonetes e máscaras faciais da Atittude Line, Aromatics, Reeflis e
da Uvamia estão fazendo sucesso em Florianópolis. “A loja catarinense da Skin
Shop Cosmetics fica no Shopping Iguatemi. Este projeto se tornou realidade com
a participação dos novos sócios do Grupo Pura Vida. Os empresários Felipe Sanchez e
Henrique Franceschi acreditaram na ideia e resolvemos investir”, conta
Ricardo.
O próximo passo é
expandir os negócios para cidades em todo o Brasil. Para Ricardo esta missão
logo estará concluída. “Com um padrão estabelecido, treinamento e estrutura
fica mais fácil dar início a franquia, por isso tenho certeza que muitas
pessoas que desejam aumentar seus ganhos vão investir na Skin Shop Cosmetics.
Sem contar que os cosméticos, que são produzidos com nutrientes do Mar Morto e
com polifenóis do vinho tinto”, ressalta.
Serviço: Grupo Pura Vida
Ricardo Prado Filho | Comercial