Aproveite o carnaval para cuidar do organismo


Contato com a natureza, alimentação saudável e terapias complementares trazem benefícios para o corpo e a mente.

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados pelos turistas no carnaval. De acordo com dados do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), mais de 70% dos leitos disponíveis estão reservados para o feriado. Mesmo com tanta badalação, tem gente que prefere paz e tranquilidade para beneficiar a saúde. “Há mais de 10 anos é promovido o Almaval, a festa da alma, um encontro realizado em uma pousada em Teresópolis, pertinho do Rio, que tem como objetivo aproveitar o feriado de carnaval para cuidar do corpo e da mente”, ressalta Eunice de Almeida, coordenadora do evento.
Em 2012 o Almaval será realizado de 17 a 22 de fevereiro  e o tema deste ano é “Mens Sana In Corpore Sano’. O contato com a natureza fica por conta das caminhadas, trilhas e banhos na cachoeira, situada nos arredores da pousada. “É um momento para repensar como estamos vivendo, olhar para dentro de nós mesmos e buscar a força interior que renova a energia para enfrentar as transformações que irão acontecer no decorrer do ano”, destaca Almeida, terapeuta e fundadora da escola de desenvolvimento pessoal Unindo Corações.
A terapeuta observa que o sucesso do evento reforça as estatísticas que apontam o crescimento na procura de terapias complementares. A inclusão de técnicas não convencionais na rede pública estimularam os pacientes a buscar outras formas de promover a saúde. “O bem estar e a saúde estão cada vez mais na lista de prioridades das pessoas. Aos poucos o álcool, o tabagismo, a alimentação inadequada e o sedentarismo estão sendo substituídos por hábitos saudáveis. No Almaval é possível dar início a um novo ciclo na vida, com a ajuda de terapeutas de diferentes linhas”, afirma.
Na equipe de profissionais que estarão à disposição dos participantes do evento há terapeutas com conhecimento em terapias orientais, Magnified Healing, programação neuro-linguística, fisioterapia, drenagem linfática, massagem relaxante, massagem ayurvédica, constelações familiares, yogaterapia, entre outros. “Também contamos com a presença do xamã e mestre Andino da tradição Quero Gustavo Vivanco, e da Alexia Soares, terapeuta da Unindo Corações que atua com cura quântica, limpeza e proteção de campo áurico, alinhamento e reativação da energia dos chacras, cristais, cromoterapia, aromaterapia e cura através do som”, aponta.
A programação do Almaval é pré-definida e todos os dias são realizadas diferentes atividades. Exercícios físicos, orientais e de cura das emoções, práticas de silêncio e meditação, técnicas de desintoxicação do organismo, danças sagradas e cerimonial de conexão com os anjos fazem parte do programa. “São realizadas ainda palestras sobre auto-conhecimento, melhoria na qualidade de vida e alimentação, banhos desintoxicantes, ritual de conexão com a mãe terra, cerimonial de alinhamento com os cinco elementos e ritual de limpeza com o elemento fogo”, acrescenta Almeida.
Os benefícios promovidos pelas atividades no Almaval ultrapassam as barreiras do corpo físico. A paz do ambiente, a mudança de rotina e os cuidados com a saúde – que incluem ainda uma alimentação diferenciada e vegetariana – ajudam a resgatar o ânimo e o estusiasmo, muitas vezes encobertos pelo estresse. “Independente da linha de pensamento ou do nível de consciência dos participantes todos se sentem incluídos, respeitados e acolhidos no grupo. Isto só é possível pelo uso da linguagem universal do amor”, enfatiza a terapeuta, que fundou a Escola de Reeducação Alimentar (ERA).
O pacote de cuidados inclui hospedagem, alimentação, transporte, atrações da pousada e a programação do evento. O valor do investimento varia conforme a escolha da hospedagem e o Almaval é aberto para todas as pessoas interessadas no desenvolvimento pessoal e planetário. Quem quiser pode incluir outras atrações no pacote, como massagem relaxante, drenagem linfática, massoterapia, trabalhos xamânicos de limpeza energética, constelação familiar individual e cura quântica com colchão de ametista. “A programação do Almaval é bem eclética, diversificada e opcional. Se alguém deseja descansar um pouco mais é livre para isso. Na parte da manhã terão exercícios de alongamento, yoga e práticas orientais de harmonização, silêncio e meditação, além do suco de clorofila. Após o desjejum, o tempo é livre para caminhadas, sauna e piscina”, finaliza.
Serviço: Almaval 2012
Data: 17 a 22 de fevereiro
Horário: Saída às 19 horas da Unindo Corações no dia 17 e retorno no dia 22, após o café da manhã.
Local: Pousada Ingá
Endereço: Rua Antônio Silva, 2.600 - Vargem Grande - Teresópolis – RJ
Inscrições e mais informações: (21) 2535-0349 / (21) 2246-0813 Endereço Eletrônico: www.unindocoracoes.com.br