Coach ajuda gestantes a vivenciarem melhor a gravidez


Questões sobre a carreira, finanças, pré-natal e parto podem ser resolvidas mais facilmente na gestação com a ajuda profissional.

A gravidez é um momento muito especial na vida de qualquer mulher e muda o cotidiano de toda a família. Logo após a notícia da gestação do um bebê surgem as dúvidas sobre como conciliar este período com o trabalho e ainda conseguir fazer todas as tarefas necessárias para que a criança e a mãe tenham o suporte necessário após o parto. “Enchoval, quarto do bebê, maternidade, tipo de parto são apenas algumas das questões que a gestante tem que resolver em apenas alguns meses”, observa o coach Marco Aurélio Nirlepa.
Para ajudar as grávidas a atingir suas metas antes do bebê nascer, Nirlepa atua com o coaching de gestantes. Coaching é um processo que auxilia o indivíduo a identificar seus objetivos e sonhos e a alcançá-los, levando em consideração seus recursos internos e externos. “É um desenvolvimento pessoal que se reflete nas outras áreas da vida. Técnicas como a Programação Neurolinguística (PNL), a Hipnose Clínica Ericksoniana e a análise DISC são utilizadas durante o processo”, explica Nirlepa, fundador do Centie-Coaching e Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e analista DISC.
A metodologia coaching é um processo com início, meio e fim e que é definido em comum acordo entre o treinador, chamado de coach, e o cliente, o coachee. São estabelecidas metas a curto, médio e longo prazo e o trabalho tem foco no desenvolvimento das competências da pessoa e na superação de suas fraquezas. “O coaching para gestantes tem como finalidade propiciar uma vivência da gestação, do parto e da maternidade da melhor forma possível, humanizando cada etapa e tranquilizando as mamães, especialmente as de primeira viagem”, ressalta.
O coaching ainda contribui para estabelecer um equilíbrio na vida da grávida, que fica na expectativa da chegada do bebê, passa por mudanças físicas e psicológicas e tem que lidar com novas situações. Além de ser benéfico para a gestante, o coaching também faz bem ao bebê, já que promove um ambiente propício ao seu desenvolvimento e crescimento. “O coach busca preparar a mente o corpo da gestante e acompanha todo o pré-natal, mas não substitui de maneira alguma o acompanhamento do obstetra e dos demais profissionais da saúde”, destaca.
Junto com o coach a gestante irá determinar o processo de nascimento mais adequado, os preparos necessários durante a gravidez e identificar as prioridades e necessidades. Segundo Nirlepa, o coach dá orientações e motiva o indivíduo a alcançar suas metas. “É feito um planejamento para que o pré-natal seja adequado e efetivo, são dados incentivos, educação e capacitação para o casal com relação à experiência do parto normal e as expectativas e ansiedades são trabalhadas para não tumultuar o nascimento do bebê”, acrescenta.
Mais do que olhar para o corpo, o coaching mostra a grávida a importância de nutrir a alma neste momento tão lindo. O coach ainda procura adquirir ferramentas e recursos que sejam úteis para que a experiência do parto seja positiva e levada como uma boa lembrança. “Para minimizar o desconforto que a mulher pode sentir durante este período são realizadas práticas de relaxamento e técnicas de respiração natural. A carreira e os aspectos financeiros não podem ser deixados de lado e o coach está preparado para ajudar a encontrar as soluções”, esclarece Nirlepa, estudioso e praticante do Eneagrama e Meditação.
Marco Aurélio Nirlepa
Marco Aurélio Nirlepa atua como terapeuta desde 1989 e exerce a profissão de Coach desde 2004. Nirlepa é fundador do Centie-Coaching, professor universitário, enfermeiro, especialista em Acupuntura, Reiki Master, Hipnose Clínica Ericksoniana e atua como Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e analista DISC. Além de trabalhar com terapias integradas e coaching, Nirlepa é estudioso e praticante do Eneagrama e Meditação.

Serviço: Marco Aurélio Nirlepa
Coach
Fone: 21 4103-5951.93624615