Coach ajuda a emagrecer


Estabelecimento de metas e foco nos objetivos contribui para a perda e a manutenção do peso.
O ponteiro da balança dos brasileiros não para de subir. A obesidade, considerada uma epidemia mundial e um dos piores problemas de saúde pública do mundo, atinge 13,9% da polulação. O dado é da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O estudo ainda revela que 46,6% das pessoas estão com sobrepeso. “É difícil emagrecer e muitos desistem no meio do caminho”, afirma o coach profissional Marco Aurélio Nirlepa.
Comprar uma roupa, ir a uma entrevista de empregou ou simplesmente sair de casa é um sacrifício para quem não consegue se olhar no espelho. As gordurinhas que sobram não complicam apenas o fechamento da calça, mas dificultam vários aspectos da vida. “As piadas de mau gosto ferem e aumentam ainda mais o complexo. Todos os dias alguém começa uma nova dieta, mas normalmente desiste no primeiro aperto de fome ou vontade de atacar a geladeira. Para emagrecer é preciso foco e persistência”, ressalta.
Nirlepa explica que mesmo quem busca ajuda de médicos, como endocrinologistas e nutricionistas, tem dificuldades para vencer a batalha contra o peso. Os tratamentos médicos convencionais desanimam muitos pacientes, cansados das estratégias duras e repetitivas. “São muitas dificuldades e cada pessoa possui a sua experiência, histórias únicas, que merecem ser tratadas com as suas singularidades”, destaca Nirlepa, professor universitário, Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), analista DISC e terapeuta.
Para auxiliar quem sofre com o excesso de peso e não consegue emagrecer, Nirlepa atua com o coaching de emagrecimento. Este método vai além das dietas, exercícios ou medicamentos. São ferramentas úteis para gerenciar os objetivos de vida. “O coach é um treinador que adapta seus conhecimentos a diversas áreas da vida, como a saúde, e ensina seus clientes a superar as dificuldades e atingir as metas estabelecidas. A perda e a manutenção do peso é uma meta e para atingí-la é fundamental ter comprometimento e moticação”, enfatiza.
O coaching de emagrecimento atua nas emoções, na auto-estima, propõe estratégias mentais, lida com as crenças, as compulsões e as mudanças de hábitos e comportamentos. As orientações do coach contribuem para dar um salto na qualidade de vida. “O ideal é que o coaching seja realizado em parceria com outros profissionais. A integração de conhecimentos traz mais benefícios aos pacientes. O coach identifica as necessidades do indivíduo e analisa as barreiras que impedem o sucesso no emagrecimento. A partir disso são traçados caminhos mais assertivos para serem seguidos”, explica.
Nirlepa, fundador do Centie-Coaching, esclarece que o processo de coaching desenvolve competências, motivações e estratégias para conquistar as metas. Mesmo com foco na perda de peso, no caso do coaching de emagrecimento, a abordagem atinge outras áreas da vida. “Relacionamentos, trabalho, aspectos financeiros, lazer, família e outras questões podem influenciar no emagrecimento, na manutenção do peso e na persistência para chegar ao objetivo. Com o desenvolvimento pessoal, promovido pelo coaching, a pessoa é capaz de tomar as rédeas de sua vida”, aponta.
As sessões de coaching são individuais e normalmente duram uma hora e meia. O número de sessões depende de cada caso, mas em média 10 sessões são suficientes para obter resultados satisfatórios. “A vantagem de aliar o coaching aos tratamentos convencionais para o emagrecimento é rapidez na melhora da qualidade de vida. O coaching pode ser aplicada em crianças, adolescentes, jovens e adultos. Com o personal coach o cliente compreende o presente e define o seu futuro”, acrescenta Nirlepa, enfermeiro, especialista em Acupuntura, Reiki Master, Hipnose Clínica Ericksoniana e coach há quase 10 anos.
Serviço: Marco Aurélio Nirlepa
Coach
Fone: 21 4103-5951.93624615