Verônica Pacheco participa de evento de comunicação



Palestras trazem as tendências da comunicação e mostram a sua importância para o mercado e as empresas.

Começou ontem (30) a Semana de Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoa e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), no Forte do Leme, no Rio de Janeiro. O evento é tradicional e este ano será realizado em duas etapas. A primeira, que acontece de 30 de agosto a 1º de setembro, tem como tema “Novas Tendências para a Comunicação Social do Século XXI” e a segunda, que será realizada de 27 a 29 setembro abordará o tema “Mídia e Profissional de Comunicação Rumo a 2030”.
Verônica Pacheco, jornalista proprietária da empresa Toda Comunicação e diretora da filial no Rio de Janeiro, está participando do evento e considera  a oportunidade importante para atualizar seus conhecimentos. “As palestras são ótimas e eu estou gostando muito de participar. Eu sou formada desde 2002 e é importante relembrar as teorias para colocar em prática. Com a correria do dia a dia também é necessário ter um respiro para voltar às bases da comunicação e focar no meu objetivo principal: dar resultados qualitativos e quantitativos para os clientes”, ressalta.
Pacheco conta que o primeiro dia já começou bem – com uma caminhada na orla carioca, de Copacabana até o Leme, apreciando o sol e a beleza da paisagem. O evento teve início como a execução do Hino Nacional e logo após as palestras começaram. “Foi emocionante cantar o hino. Os militares cantam com amor e entendimento, isso me encheu de orgulho. Fiquei impressionada com a disciplina, respeito e educação deles, especialmente no que se refere à obediência a hierarquia. Agradeço muito a oportunidade de poder estar presente neste evento e de poder fazer novos contatos e ampliar meu networking”, comenta.
A jornalista destaca que as palestras reforçaram a importância da comunicação no mundo atual. Os palestrantes mostraram que é fundamental pensar o futuro de forma estratégica e que a mídia domina vários aspectos da vida atual. “Hoje as ditaduras têm mais medo das redes sociais do que de uma bomba, por exemplo. Essa é a força da comunicação, ela está constantemente em evidência, por isso é essencial cuidar com o que é falado, com quem se fala e onde se fala. Os profissionais apontaram ainda a trajetória da comunicação de hoje até 2030, o que se pode esperar e qual será o comportamento adequado”, declara.
Segundo Pacheco, as palestras que já foram proferidas também abordaram a comunicação empresarial. Antigamente as empresas não sobreviviam sem a presença de um advogado e de um contador, mas hoje o cenário é outro. “A comunicação se tornou vital para as empresas, sem os comunicadores é praticamente impossível sobreviver ao mercado atual. Outro ponto que merece destaque é o fato de que a internet tem que fazer parte do dia a dia empresarial. Como Bill Gates disse, no futuro existirão dois tipos de empresas, as que vendem pela internet e as que não vendem”, acrescenta.