Encontre o profissional certo


Ajuda especializada facilita o recrutamento de mão de obra.

A maior dificuldade das empresas é encontrar o profissional que atenda as suas necessidades e tenha as competências exigidas para ocupar o cargo em aberto. “Não é apenas um problema de falta de mão de obra qualificada, mas também uma questão de paciência e eficiência durante o processo de busca. O processo de recrutamento deve ter o máximo de assertividade para que na seleção o talento seja identificado”, destaca Sidney Alves, da RH Capital, empresa de recursos humanos.
Neste contexto, que muitas vezes deixa cargos vazios por longos períodos nas companhias, um ramo de negócio na área de recursos humanos se destacou. “O processo é diferente. Ao invés de chamar profissionais para se candidatarem a alguma vaga e selecionar os currículos e então apresentar ao cliente, é feito uma busca em um vasto banco de dados para que seja selecionado um candidato em potencial. Após uma rigorosa análise o profissional escolhido é chamado e a vaga é apresentada”, explica.
A companhia que contrata o serviço também tem papel fundamental na procura da mão de obra que deseja. Os funcionários diretamente ligados ao cargo que será preenchido, como líderes, diretores ou chefes de setor devem passar todas as informações que descrevem a rotina profissional que deverá ser desenvolvida. “As pessoas responsáveis pela direção da empresa que contrata o serviço devem dar direcionamentos que ajudem a definir o perfil desejado, contribuindo para a eficiência do trabalho”, ressalta.
O maior triunfo de quem trabalha no ramo é ter contatos – muitos contatos. Quanto maior for o banco de dados mais fácil a busca se torna, mas mesmo contando com os dados existentes, é preciso ter outras cartas na manga. “Quem trabalha com recursos humanos deve sempre estar atento aos profissionais que estão ao seu redor, que fazem sucesso em outras companhias e aos novos contatos que podem aparecer. Ter feeling é imprescindível para dar resultados aos clientes”, considera.
Alves conta que a RH Capital decidiu atuar neste ramo devido à demanda crescente das empresas por esta especialidade. O atendimento é todo personalizado e a vantagem é que o processo é feito por profissionais experientes. “Nós gostamos de desafios e este é mais um que estamos vencendo. Nosso objetivo não é encontrar mais um funcionário para esta ou aquela empresa, mas sim achar a pessoa certa que irá ocupar determinada vaga. É mais comodidade e economia de tempo e dinheiro para quem contrata”, acrescenta.
Serviço: RH Capital
Fone: 41 3022-2454 e 3023-7919.
Endereço: Rua Monsenhor Celso, 211 6 andar, sala 601, Centro.