Limpeza de pele garante a saúde do maior órgão do corpo

A utilização de cosméticos e ativos específicos contribuem para uma pele limpa, hidratada, com aspecto jovem e saudável.

A pele é o maior órgão do corpo humano e funciona como uma fina barreira de proteção contra a poluição, raios solares e demais agentes agressores. A pele é impermeável e regula a temperatura do organismo, elimina toxinas e impurezas e contribui para a distribuição de oxigênio. “É fundamental cuidar da saúde da pele seja no frio ou no calor, o que muda são os cuidados necessários”, destaca Tereza Freire, esteticista, massoterapeuta e enfermeira da T&T Clínica Estética.

Um procedimento que deve ser feito regularmente na pele é a limpeza. Além de remover cravos e espinhas – os vilões da aparência da pele -, a limpeza contribui para a remoção da sujeira e do acúmulo de células mortas, controle da oleosidade e favorece a hidratação. “A pele fica saudável e com um aspecto jovem, já que o procedimento previne o envelhecimento”, explica outra esteticista da T&T Clínica Estética, Tereza Revoredo, que também é massoterapeuta e aromaterapeuta.

A importância da limpeza da pele também está na ação dos cosméticos utilizados. De nada adianta usar produtos caros ou fórmulas manipuladas feitos de acordo com a receita médica e a pele não absorver as substâncias. “A sujeira e as toxinas ficam nos poros, dificultando o acesso dos produtos as camadas mais profundas da derme. O cosmético é aplicado e até pode apresentar resultados, mas estes não são tão eficazes quanto o esperado”, ressalta Freire.

Existem dois tipos de procedimento, a limpeza superficial e a profunda. Nenhum é mais importante que o outro e um tratamento não deve ser feito em substituição ao outro, ou seja, ao fazer a limpeza profunda não se deve deixar de fazer a superficial. “O uso de sabonetes específicos para cada tipo de pele e de produtos para uso doméstico faz parte da técnica superficial, que deve ser realizada diariamente para manter os resultados”, enfatiza a esteticista.

Revoredo esclarece que a limpeza profunda requer técnica e o uso de produtos e equipamentos profissionais, por isso é indispensável que o tratamento seja realizado por um esteticista qualificado. “O esteticista conhece as especificidades de cada tipo de pele e sabe identificar quais os melhores cosméticos para o paciente. A falta de cautela pode resultar em manchas e cicatrizes permanentes na pele e processos inflamatórios”, alerta.

Quem possui a pele sensível ou alérgica deve ter ainda mais cuidados com os cosméticos. Por isso é importante avisar o profissional antes do início da limpeza, para que ele utilize produtos que não causem reações. “Normalmente a limpeza segue a seguinte ordem: primeiro é feita a higienização, depois o afinamento cutâneo, a tonificação, a emoliência, a extração, então a pele recebe uma loção anti-séptica e massagens revigorantes ou a aplicação de outras técnicas”, aponta Revoredo.

A utilização de determinados ativos ajudam a completar a revitalização da pele. A limpeza profunda deve ser feita pelo menos um vez por mês, com um profissional de confiança. Cada sessão dura cerca de uma hora e meia e a paciente pode relaxar enquanto o tratamento é realizado. “A pele fica macia, mais luminosa e sem sinais de ressecamento. É fundamental que os cuidados diários devem ter continuidade, principalmente o uso do filtro solar”, acrescenta Freire.